Já imaginou apresentar uma sugestão de projeto de lei, uma demanda antiga do seu bairro e se tornar “vereador” por um dia em Araraquara? Isso é possível através da Sessão Cidadã.
A iniciativa prevê que qualquer eleitor tenha chance de usar a palavra e propor projetos em plenárias específicas para isso e o próximo encontro é no dia 6 de abril, às 15h.
VEJA TAMBÉM
Lula é diagnosticado com pneumonia e adia viagem à China; Entenda
Araraquara aprova leis que contemplam religiões de matrizes africanas
Ao acidade on, o presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), ressaltou que a Sessão Cidadã é um importante instrumento para a participação da população para decidir os rumos da cidade.
“A Sessão Cidadã é um compromisso da Câmara Municipal com a participação popular, no sentido de discutir potenciais projetos que possam fazer a diferença para o município”, disse.
Para participar, o eleitor de Araraquara precisa estar em dia com obrigações eleitorais e estar representando uma entidade da sociedade civil ou um grupo de 60 eleitores.
Os interessados podem se inscrever no próprio site da Câmara em até três dias antes da data da sessão, ou seja, até o próximo dia 3 de abril (Clique e abra o site para se inscrever).
“A Câmara Municipal tem buscado prover medidas que aproximem cada vez mais a população da construção das leis municipais. E a Sessão Cidadã atua justamente nesse sentido”.
“Então, gostaríamos de contar com uma ampla participação popular nessa próxima Sessão Cidadã e nas demais”, finalizou o presidente da Câmara Municipal.
COMO PARTICIPAR?
Qualquer pessoa com domicílio eleitoral em Araraquara pode participar, desde que represente uma entidade da sociedade civil ou um grupo de 60 eleitores com domicílio eleitoral na cidade.
Para isso, basta preencher um formulário com diferentes documentos solicitados. O pedido vai ser analisado e o deferimento, indeferimento ou reagendamento é comunicado por e-mail.
O orador só tem vaga garantida quando apresentar todos os documentos solicitados e a ordem de participação na Sessão Cidadã ocorre conforme a de protocolo.
Para cada encontro serão deferidas até três inscrições. Além de abril, está marcada Sessão Cidadã nos dias 27 de julho e 5 de outubro. Houve também um encontro em 26 de janeiro.
No dia da Sessão Cidadã, o inscrito tem cinco minutos para apresentar o assunto e, após a fala, cada vereador que se inscrever tem dois minutos para fazer sua colocação.
Ao final, o orador terá mais cinco minutos para considerações finais. Após isso, a ideia ou projeto recebe encaminhamento em plenário, podendo virar propostas do legislativo.
LEIA MAIS