O episódio de ameaça vivido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valle Verde no último sábado (25), foi alvo de discussão na sessão ordinária da Câmara Municipal, na tarde da última terça-feira (28).
Na oportunidade, um homem teria procurado atendimento, quando teve um surto psicótico, arrancou o acesso do soro do braço e passou a ameaçar pacientes e funcionários com um canivete.
O vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) lembrou o ocorrido e cobrou uma ação em conjunto da secretaria de Saúde, secretaria de Segurança Pública, e a Guarda Civil Municipal.
“Tivemos um episódio perigosíssimo, apavorante quando uma pessoa desequilibrada munida de uma faca ameaçou vários funcionários e pessoas que estavam lá. Entendo que uma ação da secretaria da Saúde em conjunto com a de Segurança tem que ser feita. É inconcebível e nós não temos uma segurança no posto, não só do Valle Verde, mas em qualquer posto público de saúde, porque a função da Guarda Municipal é essa. Está faltando efetivo? Vamos fazer concurso e aumentar o número de vagas”, defendeu.
O parlamentar, afirmou que há recursos para essas contratações, manifestando ainda sua indignação com os gastos para cargos de confiança.
“Dinheiro para isso temos, afinal de contas, temos um gasto de R$ 1,01 milhão mês com 145 cargos. Inclusive pessoas que tinham que estar trabalhando, no dia de uma das votações online da Câmara estava aqui na frente fazendo piquete. Tinha que estar trabalhando. Sabemos que cargo de confiança foi colocado para amiguinhos. Dinheiro tem, vamos cortar esse pessoal? Dá para fazer concurso e contratar muito mais guardas municipais e zelar pela função que lhes é dada”, apontou.
Em resposta à fala de Lineu, o líder do Governo, Paulo Landim (PT), disse que considera justo o número de guardas municipais disponíveis para a segurança nas UPAs, e que a situação ocorreu durante a troca de turnos.
“O Edil falou que não tem guardas e consultando o comandante e coronel da Guarda tem sim guardas municipais 24 horas na UPA Central, na Vila e Valle Verde. O episódio que ocorreu era troca de guarda e em 10 minutos estavam lá, ele foi contido e preso. Todas as UPAs tem guardas”, finalizou.