Uma criança de sete anos está entre os primeiros casos da variante Ômicron em Araraquara. A informação foi confirmada pela secretária de saúde Eliana Honain nesta tarde de quarta-feira (22).
Segundo a secretária, a criança passa bem e já saiu do isolamento social, não precisando de internação. No total foram identificados três casos da variante Ômicron em pacientes positivados para covid-19 na cidade.
” Nós identificamos através do sequenciamento da Unesp três casos em Araraquara. Em todos os casos elas estão bem e já saíram do isolamento. Isso só ocorreu porque Araraquara sempre fez o sequenciamento para identificar as novas variantes”, apontou Honain.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a identificação desses casos é resultado do forte investimento do município em testagem e também em sequenciamento genético, realizado semanalmente, através de parceria com o laboratório da Unesp de Botucatu.
“Araraquara continua fazendo o monitoramento de todos os comunicantes independente da variante e cepa, é importante mantermos medidas de higiene e de medidas contenção da doença como todo, precisamos manter o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Com isso estaremos evitando a covid, lembrando que a Ômicron só foi identificada aqui porque estamos realizando a testagem e monitoramento”, avaliou a secretária.
TRÊS CASOS
Os três casos confirmados de Ômicron são de dois homens, ambos vacinados com duas doses, um de 26 e outro de 52 anos, além da criança de sete anos. Os três pacientes não apresentaram sintomas graves, não havendo necessidade de internação, e todos já saíram do isolamento.
Não há confirmação de contaminação comunitária no município. De acordo com as equipes de rastreamento da Vigilância Epidemiológica, o homem de 26 anos reside na cidade de São Paulo, mas costuma passar os fins de semana com a família, em Araraquara.
O outro, de 52 anos, reside em Araraquara, mas esteve em um evento em Ribeirão Preto dias antes de ter sintomas leves da covid-19 e ter seu caso positivado por exame PRC.
Em relação à criança de sete anos, está sendo concluído o rastreamento para se saber onde pode ter ocorrido a contaminação. A família também ficou em isolamento e todos estão assintomáticos.
A Prefeitura reforça, como medida de prevenção e controle frente à nova variante, que as pessoas continuem se vacinando contra a Covid-19, incluindo a dose de reforço para todos os indivíduos acima de 18 anos e os demais grupos atendidos.
“Não há necessidade de pânico, as pessoas sabem que estão vacinadas e não há complicação para as pessoas com a s vacinas em dia”, reforçou Honain.
Também devem ser reforçadas medidas preventivas como o distanciamento social, a frequente higienização das mãos, o uso correto de máscaras e a ventilação natural de ambientes.
Os casos confirmados de Covid-19 continuarão sendo sequenciados, assim como o rastreamento, bloqueio e isolamento de casos suspeitos e confirmados e seus contatos.