- Publicidade -
SaúdeCoronavírusEm Araraquara, 101 mil doses da vacina estão em atraso; médicos alertam

Em Araraquara, 101 mil doses da vacina estão em atraso; médicos alertam

Maior número de faltosos se concentra na primeira dose de reforço, com mais de 51 mil pessoas; 11 mil pessoas sequer concluíram o esquema vacinal

- Publicidade -
Sueli tomou a quarta dose que estava em atraso (Foto: Milton Filho/ acidade on) 
Sueli tomou a quarta dose que estava em atraso (Foto: Milton Filho/ acidade on) 

Aos 60 anos, a Sueli Aparecida Luiz Antônio já poderia ter tomado a quarta dose da vacina contra a covid-19. Mas por decisão própria, ela esperou e só tomou o imunizante na manhã desta quarta-feira (23), na unidade de saúde da Vila Xavier, em Araraquara.

“Deu uma aliviada, a gente achou que estava tudo bem, então, foi ficando mais tranquilo. Agora o susto veio com tudo, e a gente veio correndo. Mas, estou aqui, pronta, para tomar a quarta dose”, disse em referência ao aumento de casos da doença. “Para a gente se sentir mais imunizado, amparado com essas levas de contaminação que estão tendo e conseguir qualidade de vida”, completou.

- Publicidade -

Mas a Sueli não está sozinha. Em Araraquara, mais de 101 mil pessoas têm alguma dose em atraso, incluindo, 11 mil que sequer concluíram o esquema vacinal com a segunda dose. 

VEJA TAMBÉM

Covid-19: Araraquara confirma 225 casos; 117 estão em quarentena

Anvisa aprova vacina “atualizada” e uso de máscara em voos e aeroportos

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, levantados a pedido do acidade on, o maior número de faltosos se concentra na primeira dose de reforço, com mais de 51 mil pessoas. Na sequência, aparece a segunda dose de reforço com 39 mil pessoas.

- Publicidade -

Para a médica infectologista Estela Maura Cirino Cattelani, a redução de casos, internações e óbitos gerou uma falsa sensação de normalidade na população.  

“Apesar de Araraquara ser uma cidade que tem grande número de pessoas com pelo menos uma dose da vacina, a gente percebe que pela queda do número de casos e óbitos, muitas pessoas acabaram não tomando as doses de reforço”, avaliou.

Vacina é aplicada em todas unidades de saúde de Araraquara (Foto: Milton Filho/ acidade on) 
Vacina é aplicada em todas unidades de saúde de Araraquara (Foto: Milton Filho/ acidade on) 

Nas últimas semanas, a cidade voltou a registrar aumento de casos da doença. Entre os dias 11 e 17 de novembro, foram 225 novos registros, ou seja, número 131% maior que o da semana anterior, quando 97 casos foram confirmados.

De acordo com a infectologista, a covid-19 é uma doença que veio pra ficar, mas que pode ser controlada com a vacinação. Segundo ela, a liberação da máscara e o relaxamento das medidas de higiene promoveram a recirculação do vírus.

“A pandemia não acabou apesar de ainda não termos no Brasil uma vacina que esteja ‘renovada’ com esta nova cepa, esta nova variante, as vacinas atuais nos protege até mesmo das novas variantes de maneira eficaz”, afirmou. 

Com certo atraso, a Jaqueline Fernandes do Nascimento, 56, também tomou a quarta dose. Sem casos da doença na família, ela defendeu a vacinação.

“É importante porque a covid-19 está aí, a vacina está aí. A gente tem que tomar porque importante para manter a família protegida”, opinou.

Jaqueline também tomou a quarta dose da vacina contra a covid-19 (Foto: Milton Filho/ acidade on)
Jaqueline também tomou a quarta dose da vacina contra a covid-19 (Foto: Milton Filho/ acidade on)

Segundo o médico epidemiologista e professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Bernardino Alves Souto, tomar todas as doses, inclusive, as de reforço, é fundamental para redução de casos graves.

“Mesmo que as vacinas tenham menor efeito contra as atuais subvariantes comparado com os efeitos que elas têm contra as variantes anteriores, ajudam de maneira muito importante a evitar mortes”, avaliou.

O médico também defendeu o uso de máscara, principalmente, em ambientes fechados, sem circulação de ar e com aglomeração de pessoas.

“A circulação do vírus nós evitamos usando máscara e a morte por covid-19 nós evitamos usando máscara e tomando todas as doses e reforços da vacina”, concluiu.

SERVIÇO

Em Araraquara, a vacina contra a covid-19 é aplicada em todas as unidades de saúde, das 8h às 12h. É preciso apresentar o comprovante de vacinação das doses anterior, documento pessoal e comprovante de endereço.

Até o momento, 668 mil doses de vacina foram aplicadas, sendo que 219 mil pessoas concluíram o esquema vacinal com as duas doses ou dose única. Também foram fornecidas 226 mil doses de reforços.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -