O lockdown é o melhor caminho para tentar controlar a pandemia do coronavírus, na opinião do epidemiologista Bernardino Geraldo Alves Souto. Após o anúncio que Araraquara deve ter um novo confinamento, o médico afirma que a saída, inclusive é que cidades da região adotem também a medida.
LEIA MAIS: Araraquara atinge índice pelo terceiro dia e terá lockdown
“Se os municípios estiverem sinceramente comprometidos com o controle da pandemia, a saída é um lockdown regional”, diz Bernadinho Souto em entrevista ao programa Manhã CBN.
“Eu sei das dificuldades que um lockdown causa, mas penso que a maior dificuldade é enfrentar a pandemia sem nenhuma ação. Ver pessoas morrendo, sem ter uma medida de controle é muito complicado”, reforça.
Ele diz ainda que o avanço da pandemia está diretamente ligado a falta de uma ação efetiva por parte do Governo Federal. “O aumento da pandemia ocorre porque o Brasil não está cuidando. Isso implica em um avanço do vírus, em novas cepas. Aliado a isso temos uma vacinação lenta e um afrouxamento dos cuidados”, diz.
Ele reforça que o uso de máscaras é fundamental, inclusive para quem está vacinado. “O uso correto da máscara é mais efetivo até que a vacina como forma de prevenção individual, porém, eu ressalto, o uso correto, não usar a máscara como está se usando, põe e tira toda hora, assim não funciona”, diz ele.