- Publicidade -
vacinasMultivacinação: campanha pretende imunizar 95% do público em Araraquara

Multivacinação: campanha pretende imunizar 95% do público em Araraquara

O intuito é ampliar a cobertura vacinal no caso da poliomielite e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade

- Publicidade -

 

Campanha de multivacinação espera atingir 95% do público em Araraquara (Foto: Manoel de Brito/ PMC)

- Publicidade -

 

 

 

Começa nesta segunda-feira (08) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em todas as unidades de saúde de Araraquara.  

Segundo Gláucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde da cidade, a meta de imunização passada ao município pelo Ministério da Saúde de 95% é de cobertura. 

- Publicidade -

Ela disse que a prefeitura ainda esta levantando quantas crianças e adolescentes serão vacinadas de acordo com cada faixa etária. 

VEJA TAMBÉM 

Rodrigo Teaser traz tributo a Michael Jackson para Araraquara 

Incêndio consome vegetação do morro do Carangola, em Rincão

O intuito é ampliar a cobertura vacinal no caso da poliomielite e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para melhorar as coberturas vacinais, conforme preconiza o calendário nacional de vacinação.  

O reforço com a campanha de vacinação se deve à baixa gradual na cobertura vacinal, que segue a mesma tendência do cenário nacional.

SERVIÇO
Campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e multivacinação
De 8 de agosto a 9 de setembro
Todas as unidades de saúde do município
Das 8 às 15 horas
Levar a carteira de vacinação e documento de identificação

MATÃO

Em Matão todas as unidades básicas de saúde que contam com sala de vacinação estarão funcionando, como explica a enfermeira chefe da cidade, Marina Ceccheto. 

“É uma campanha para os pais aproveitarem a oportunidade e colocarem as vacinas em ordem, caso tenham vacinas atrasadas, pedimos para todos comparecerem as unidades de saúde porque também precisamos contabilizar as crianças que tem a vacina em dia”, enfatiza.

Serão ofertadas mais de 20 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação, do programa nacional de imunizações (PNI). 

Para poder tomar a vacina tem que apresentar a carteirinha de vacinação. A prefeitura também pede que os pais levem as crianças na unidade de saúde mesmo se a carteirinha estiver em dia. O objetivo é contabilizar também o número de crianças com o ciclo vacinal completo. 

Entre as doses disponibilizadas estarão: bcg; hepatite a; hepatite b; pentavalente, entre outras. Já a vacina contra a poliomielite é destinada a todas as crianças com idades entre 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Na campanha nacional de vacinação contra a poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade considerando o esquema básico de vacinação. A enfermeira responsável pede a colaboração dos pais para que doenças já erradicadas não voltem a causar problemas nas crianças.

“A gente percebe que a cobertura de vacinas está bem aquém do esperado, durante a pandemia a orientação era de permanecer em casa mas isso foi uma orientação do governo na época, agora voltamos as atividades normalmente e os pais devem trazer os filhos para serem vacinados. Lembrando que se a gente não vacina as doenças que estão erradicadas tem o risco de voltar”, finaliza a enfermeira chefe. 

LEIA MAIS 

‘PodFalar, Mãe!’: novo episódio aprofunda discussão sobre tecnologia e desenvolvimento infantil

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -