- Publicidade -
Brasil e MundoAvenida São João, onde ocorreu ataque ao Bar Brahma, será fechada para carros aos domingos

Avenida São João, onde ocorreu ataque ao Bar Brahma, será fechada para carros aos domingos

A ideia da gestão municipal é permitir que pedestres circulem livremente do Minhocão até o Vale do Anhangabaú

- Publicidade -

A Prefeitura de São Paulo anunciou que prevê fechar a Avenida São João, no centro da cidade, para circulação de carros aos domingos.

Um teste inicial está previsto para o próximo dia 21 de janeiro. A medida, que faz parte do Programa Ruas Abertas, deve ser adotada entre 10h e 16h, nos moldes do que já ocorre com a Avenida Paulista.

- Publicidade -

A ideia da gestão municipal é permitir que pedestres circulem livremente do Elevado Presidente João Goulart (Minhocão), fechado aos fins de semana e feriados, até o Vale do Anhangabaú, em trecho que totaliza cerca de 1,5 km. O fechamento da via deve ser acompanhado de ações de segurança, segundo a Prefeitura.

Vandalismo

No último domingo (3), o Bar Brahma, localizado na esquina das avenidas São João e Ipiranga, uma das mais famosas da cidade, foi alvo de ataques a pedradas após uma tentativa frustrada de furto.

Um dia depois, foi a vez de uma unidade do McDonald’s, bem próxima dali, também sofrer depredação. Não houve relato de feridos, mas os casos assustaram frequentadores da região.

“Tem toda uma série de ações voltadas para essa questão da segurança”, disse ao Estadão o secretário da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo, Fabrício Cobra. Ele destacou, como exemplo, a Operação Delegada, convênio firmado com o governo do Estado para contratar policiais militares em horário de folga para incrementar a segurança da cidade.

Pedestres

Atualmente, quando o Minhocão é fechado aos finais de semana e feriados, são instaladas grades nos pontos de acessos ao espaço. Um dos objetivos é inibir a ação de gangues de bicicleta a praticarem crimes por ali. Como mostrou o Estadão, os furtos e roubos também têm preocupado comerciantes da região da República, onde fica o Bar Brahma.

- Publicidade -

Em um primeiro momento, Cobra descarta que ocorra a instalação de grades para inibir furtos na Avenida São João. “Não tem necessidade”, disse. Uma possibilidade, afirma o secretário, é instalar as divisórias apenas em cruzamentos onde os carros vão continuar passando, com o objetivo de proteger os pedestres de possíveis atropelamentos.

Para a implantação do Programa Ruas Abertas na São João, o cruzamento na maior parte das vias que cortam a Avenida São João terá o fluxo de carros completamente interrompido – as únicas exceções são as avenidas Ipiranga e Duque de Caxias, conforme definido pela SPTrans.

Na prática, a iniciativa será implementada entre o Largo do Paiçandu, que dá acesso ao Vale do Anhangabaú, e a Rua Helvétia, próxima a uma das entradas do Minhocão. Já nos quarteirões entre o Largo do Arouche e a Rua Ana Cintra, a circulação de veículos seria autorizada em apenas uma das faixas, permitindo o acesso às garagens e estacionamentos (com informações da Agência Estado).

VEJA TAMBÉM
Após operação da PF, show do Alexandre Pires no interior de SP é cancelado

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

LEIA MAIS
Alexandre Pires: quem é cantor investigado pela PF por garimpo em terras Yanomami

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress