A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre nesta segunda-feira (31) as inscrições para o Vestibular 2024. Do total de 3.340 vagas nos cursos de graduação da Unicamp para ingresso em 2024, o vestibular oferece 2.540 vagas, distribuídas em 69 cursos.
As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de agosto no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) e a taxa custa R$ 192. Ela poderá ser paga até dia 8 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área.
Pela primeira vez, a aplicação de todas as provas da Unicamp vão ocorrer até o final do ano. Nesta manhã, é prevista uma coletiva de imprensa para a reitoria apresentar as novidades do Vestibular.
Vale lembrar que além do Vestibular, a Unicamp também tem outras formas de ingresso, como pela modalidade Enem-Unicamp, Vagas Olímpicas, Profis, Vestibular Indígena e prevê a inclusão no ‘Provão Paulista’, nova forma de ingresso anunciado pelo governo estadual.
LEIA TAMBÉM
Campinas tem 154 vagas de emprego abertas nesta segunda-feira; veja salários
Mais frio? Veja como fica o tempo nesta semana na região
DATAS
As provas da primeira fase serão realizadas no dia 29 de outubro de 2023 e a segunda fase acontecerá, pelo segundo ano consecutivo, no mês de dezembro de 2023. A segunda etapa será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro.
Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2023.
MUDANÇAS NAS QUESTÕES DAS PROVAS
A Comvest anunciou mudanças do número de questões para o próximo Vestibular, tanto na primeira fase quanto na segunda etapa.
Na primeira fase, passam a ser aplicadas seis questões de Sociologia e de Filosofia, sendo três de cada disciplina. Já o número de questões das disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de 8 para 7 em cada uma. O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática não será alterado.
Já na segunda fase, haverá alteração nas questões do segundo dia de provas: os candidatos aos cursos de carreiras de Humanas/Artes e de Biológicas/Saúde farão menos questões de Matemática, que passam de seis para quatro. Haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas. Não haverá mudanças no primeiro dia de provas da segunda fase.
O número total de questões tanto na primeira fase como na segunda fase não será alterado, mantendo-se 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa, a ser aplicada dia 29 de outubro e um total de 30 questões e uma Redação na segunda fase, que será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro.
LEIA MAIS
Saiba o que fazer para manter o emprego na era da Inteligência Artificial