O setor hoteleiro da RMC (Região Metropolitana de Campinas) registrou em agosto o melhor desempenho desde janeiro de 2019. O dado está no levantamento mensal realizado pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB) junto aos estabelecimentos de sua área de atuação. Em agosto, a taxa média de ocupação dos hotéis da região foi de 65,24%. Segundo a entidade, por conta desse cenário, a sustentabilidade da ocupação com a volta dos hóspedes já começa a permitir ao setor hoteleiro a pensar em reinvestimento e recuperação de ativos nos próximos anos.
De acordo com Douglas Marcondes, diretor de Hotelaria do CRC&VB, o índice de agosto foi bastante positivo, mas o mais importante para a rede hoteleira é a comprovação da sustentabilidade da recuperação, com a volta dos hóspedes. “O número do mês passado mostra que o setor está em franca recuperação, apontando para sustentabilidade e o reequilibrio”, comenta. Este cenário, de acordo com ele, já permite aos empresários do setor que pensem e possam começar a planejar a recuperação do ativo, em reinvestimentos e, o mais importante, na recomposição de recursos, para dessa forma crescer.
Marcondes ressalta que a ocupação média vem se mantendo acima de 55% há cinco meses, reflexo da alta demanda represada ao longo dois últimos anos, especialmente de eventos corporativos, festas, shows e feiras. “As taxas atuais comprovam a retomada sustentável dos hotéis, que deve se estender por um longo período”, explica ele.
LEIA MAIS
Uma pessoa é presa por morte de ganhador da Mega-Sena em Hortolândia; três estão foragidos
Após confusão, avião que vinha para Campinas fica retido nos EUA
VALOR DA DIÁRIA
No tocante ao valor da diária, o levantamento mensal também aponta elevação e recuperação sustentada. Em agosto, o valor médio ficou em R$ 281,55, acima dos R$ 273,66 de julho. O presidente do CRC&VB, Vanderlei Costa, ressalta que a recuperação da hotelaria tem impacto direto em mais de 40 setores a ele ligados. “Os hotéis se recuperando abrem oportunidades para geração de empregos em outros segmentos, além de girar a economia regional”, completa.
LEIA TAMBÉM
Futebol amador AO VIVO: Vila Boa Vista X Unidos do Novo Campos Elíseos