A partir do dia 20 de janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo passará a exigir o comprovante de vacinação contra a covid-19 para todos os examinadores de trânsito e candidatos à habilitação nos exames práticos de direção veicular.
A medida foi anunciada nA sexta-feira (14) por meio de nota oficial do órgão.
De acordo com o Detran, todos deverão apresentar o comprovante no formato físico ou digital ao presidente da banca no início dos testes, no momento da assinatura da ata de presença.
Além disso, o Departamento informou que estão mantidos os demais protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde.
COMPROVANTE DE VACINAÇÃO DIGITAL
Para obter o Certificado Digital de Vacinação é preciso ir acessar os canais digitais Conectsus (site ou aplicativo) ou Poupatempo (aplicativo).
No estado de São Paulo, no momento da vacinação cada vacinado receberá seu comprovante de vacinação impresso que possui mecanismos de segurança antifraude, e no seu verso um QR code que direciona o cidadão ao aplicativo do Poupatempo digital, no qual será possível acessar seu comprovante com certificação digital.
O registro de vacinação inserido em quaisquer dos sistemas de informação de registro de vacinação, Vacivida (estado de São Paulo) ou Si-Pni (outros estados) migrará automaticamente para o Conectsus – Data-sus, e/ou para o Poupatempo (SP).
Então, depois de vacinado basta o cidadão se cadastrar nos canais digitais citados acima (site ou aplicativo para celular).
Isso feito, com seu login e senha terá acesso ao certificado de vacinação digital.
Os dois canais oferecem versões do certificado de vacinação contra a covid 19 traduzidas para o inglês e espanhol, ficando a escolha a critério do interessado.
Os dois canais oferecem também a opção QR Code.
MAIS INFORMAÇÕES
ConectSUS – https://conectesus.saude.gov.br/home
Poupatempo Digital – informações no site para baixar o aplicativo – www.poupatempo.sp.gov.br