A Câmara Municipal de Campinas vota nesta segunda-feira (30), em definitivo, um projeto de lei que concede gratuidade de tarifa no transporte coletivo a estudantes que forem prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se aprovado, o benefício será apenas nas datas de prova, das 9h às 13h e das 18h às 21h.
Para ter direito à gratuidade o interessado terá que apresentar comprovante de inscrição no Enem em que constem o nome do inscrito e as informações da aplicação das provas, e documento pessoal com foto. A proposta é do vereador Rubens Gás (PSB).
“O Enem é o maior exame educacional do Brasil e é de extrema importância para os estudantes que se preparam para o ingresso no Ensino Superior. Considerando a importância deste momento e o fato de que muitos dos candidatos não possuem fonte de renda e necessitam do transporte público municipal para se locomover e chegar até o local de prova, é justo que não paguem tarifa nesta ocasião”, afirma o autor do projeto.
Ocupação e uso do solo
Também em votação final está uma proposta do Prefeito Municipal que promove alteração na Lei 295/2020, sobre parcelamento, ocupação e uso do solo nas áreas rurais e urbanas da Área de Proteção Ambiental de Campinas.
A mudança permite a construção de pavimento extra em edificações que sejam construídas em terrenos com desníveis acentuados (aclives ou declives), possibilitando, segundo o Executivo, melhor eficiência na construção e diminuição das intervenções no solo natural.
Transparência em obras
Já em 1ª análise está um projeto de lei que determina várias alterações na forma de fiscalização de obras de contrapartida realizadas por meio de TAC (Termo de Ajuste de Conduta). O objetivo principal, segundo o vereador Cecílio Santos (PT), é garantir mais transparência à execução dos TACs e permitir que a comunidade acompanhe o andamento de cada obra de contrapartida definida por eles.
Com isso, o projeto propõe que sejam permitidas visitas dos conselhos municipais e locais de saúde, educação e outros relacionados à obra em andamento.
Além disso, estabelece que seja fornecido o cronograma da obra com atualização a cada dois meses e que este cronograma e atualizações bimestrais sejam publicadas no site oficial da administração, em lugar de fácil acesso para toda a população.
A sessão
A sessão será aberta às 18h no Plenário do Legislativo, com entrada pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, bairro Ponte Preta. Quem não puder acompanhar presencialmente tem como opção assistir à reunião pela TV Câmara Campinas, em sinal digital 11.3 ou pelo canal 4 da NET Campinas ou 9 da Vivo Fibra – com retransmissão simultânea no pelas fanpages da Casa e da TV no Facebook, Youtube e no streaming na capa do site oficial.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294