Um levantamento feito por uma empresa de renegociação de dívidas mostra que o endividamento das classes sociais mais baixas aumentou nos últimos dois anos nas 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Entre os motivos, os especialistas indicam os efeitos prolongados da pandemia, principalmente entre as pessoas que dependiam da renda informal (leia os detalhes abaixo).
Segundo os dados da Acordo Certo, em 2021, durante a crise sanitária causada pela covid-19, a região tinha 180 mil famílias enquadradas na classe D negativadas. Até outubro deste ano, o número passou para 268 mil, o que representa um aumento de quase 49%. São considerados desta classe os grupos com renda de até R$ 2 mil por mês, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Na classe E, formada por famílias com rendimento de até R$ 1,2 mil, o salto foi ainda maior, de 125%, passando de 8 mil em 2021 para 18 mil em 2023. Veja:
Classe D
2021: 180 mil
2023: 268 mil
Aumento de 48,8%
Classe E
2021: 8 mil
2023: 18 mil
Aumento de 125%
O que explica isso?
Para o professor de Economia da Facamp, Licio da Costa Machado, a pandemia atingiu mais as pessoas que dependiam dos chamados “bicos” e do trabalho informal. “Quando a economia fechou e todo mundo ficou em casa, essas pessoas passaram a viver com o Auxílio Emergencial, mas isso acabou. E eu acho que isso fez muita gente cair da classe C para a D e da D para a E”, diz.
Está melhorando?
Apesar dos reflexos sentidos entre as classes mais baixas, Machado vê sinais de melhora ao longo de 2023. “Porque alguns problemas sociais que tinham sido desativados ou diminuídos foram retomados. Isso faz muita diferença. A expectativa é que a economia brasileira cresça 3% em 2023. Isso não é suficiente pra resgatar as famílias à deriva, mas é um primeiro passo”, argumenta ele.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Quem é Evandro Guedes, ex-policial militar que minimizou pena por violar corpos de mulheres mortas
Quem é o empresário de Alexandre Pires, preso por suposto envolvimento com garimpo ilegal?