- Publicidade -
coronavirusTV Câmara sofre restrição após audiência sobre pandemia

TV Câmara sofre restrição após audiência sobre pandemia

YouTube considerou que debate sobre passaporte da vacina e máscaras reproduzia desinformação

- Publicidade -

Fachada do plenário da Câmara de Campinas (Foto: Divulgação)

 

- Publicidade -

A Câmara de Campinas confirmou que a TV Câmara está momentaneamente impedida de transmitir vídeos ao vivo ou publicar novos vídeos em seu canal do YouTube após uma audiência sobre a pandemia realizada nesta quinta-feira (24).

A transmissão foi considerada conteúdo de desinformação, com disseminação de informações médicas incorretas que contrariam as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) ou das autoridades locais sobre o coronavírus.

A audiência, que foi veiculada ao vivo na manhã de hoje, foi organizada pelo vereador Nelson Hossri (PSD) com a intenção de debater a exigência do passaporte da vacina para a entrada em locais e também o uso de máscaras nas escolas.

Participaram a deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB) e os médicos Maria Emília Gadelha, Alessandro Loiola e José Augusto Nasser e o psicológico e estatístico Bruno Campelo de Souza. Mas a gravação da reunião foi excluída pelo YouTube.

CÂMARA REAGE

- Publicidade -

Após a restrição, a Câmara informou que já contatou o YouTube esclarecendo que o vídeo não é peça de disseminação e sim uma audiência pública realizada no Legislativo, “onde qualquer pessoa pode expor opinião de qualquer matiz”.

O Legislativo também alega que “está olvidando esforços junto à plataforma para que as transmissões e envios de vídeos sejam reestabelecidos o mais rapidamente possível”. Nesta sexta (25), uma série de conteúdos seriam veiculados no canal.

“Por enquanto, porém, além de assistir no próprio canal em sinal aberto 11.3, canal 4 da NET Campinas e 9 da Vivo Fibra os cidadãos que quiserem acompanhar as transmissões ao vivo de atividades legislativas na Internet têm como opção o streaming na capa do site oficial ou as fanpages da Câmara e da TV Câmara no Facebook”, explicou o comunicado da Câmara dos Vereadores.  

O QUE DIZ NELSON HOSSRI

O vereador Nelson Hossri foi procurado para comentar a restrição da plataforma e afirmou que em nota que, como vereador eleito, uma de suas funções “é propor audiências públicas para debater assuntos de interesse de toda população”.  

“Agendei sim uma audiência pública e convidei várias pessoas que são autoridades em assuntos que envolvem vacinação, exigência de passaporte sanitário etc. Convidei até mesmo a diretora do Devisa, Andrea von Zuben, que não compareceu alegando que tinha outra agenda”, alegou o parlamentar no comunicado.  

Segundo Hossri, “o Poder Legislativo tem o direito e o dever de discutir assuntos como este, e retirar do ar a audiência pública não é só censura como fere e ataca o Poder Legislativo Campineiro de forma covarde”. 

“Espero que o presidente da Casa tome uma atitude em relação a este lamentável episódio, porque calar um parlamentar é calar a democracia”, finaliza o vereador sobre o caso. 

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -