- Publicidade -
coronavirusCampinas decide recomendar 'fortemente' uso de máscara em locais fechados

Campinas decide recomendar ‘fortemente’ uso de máscara em locais fechados

Uso segue não sendo obrigatório, mas há recomendação para uso em locais fechados e eventos de massa; veja como fica

- Publicidade -

Recomendação do uso de máscara foi anunciada hoje (Foto: Carlos Bassan/PMC)

A Prefeitura de Campinas passou a recomendar “fortemente”, a partir desta quinta-feira (2), o uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em lugares fechados e em eventos de massa

- Publicidade -

A nova orientação foi discutida em uma reunião na manhã de hoje. A medida ocorre após o Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde do governo de São Paulo voltar a recomendar o uso de máscara em locais fechados devido a uma nova alta de casos de covid-19. A recomendação foi anunciada na última terça-feira (31).

Vale lembrar que desde o dia 18 de março o uso de máscara em locais fechados não é mais obrigatório na cidade, exceto em escolas, serviços de saúde, tranporte e Instituições de Longa Permanência de Idosos (veja abaixo). 

LEIA TAMBÉM
Campinas anula decretos de emergência e calamidade pela covid-19; entenda o que muda

5ª dose: veja quem pode tomar novo reforço da vacina contra a covid 

ALERTA 

Em meio a recomendação, a secretaria de Saúde também fez um alerta para que a população complete o esquema vacinal contra a covid-19. 

- Publicidade -

“Além do uso da máscara, é importante que a população complete o seu ciclo vacinal. Tanto para o primeiro ciclo quanto para as doses de reforço”, pontou a Prefeitura em nota. 

A RECOMENDAÇÃO 

Segundo a Prefeitura, em eventos de massa a recomendação é do uso independente de serem locais fechados ou abertos. Durante o anúncio, a Administração relembrou ainda que ainda mantém restrições. 

“O município reforça que, diferente do Estado, anteriormente, foi mais restritivo, levou em conta não somente a covid mas o contexto de todas as doenças respiratórias e, por meio de decreto, manteve uso de máscaras nos serviços de saúde, em ambientes fechados das escolas, Instituições de Longa Permanência de Idosos e no transporte público. Também manteve a recomendação de uso em vários lugares e ocasiões, inclusive por pessoas com sintomas respiratórios e pessoas vulneráveis, tais como idosos, gestantes e imunossuprimidos”, informou o texto. 

ONDE AINDA É OBRIGATÓRIO? 

Apesar da recomendação, o uso de máscara não é mais obrigatório na cidade desde março em locais abertos e fechados, com exceção de:  
 
– Instituições de ensino, públicas ou particulares 

– locais destinados à prestação de serviços de saúde, tais como hospitais, ambulatórios, unidades de pronto atendimento, prontos-socorros, centros de saúde, laboratórios clínicos, clínicas médicas, odontológicas, fisioterápicas e afins; 

– meios de transporte coletivo de passageiros, públicos e privados, transporte individual de passageiros (táxis e transporte por aplicativos), transporte escolar e fretados e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque;

– Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para trabalhadores e visitantes.  

Também segue obrigatório o uso de máscaras por pessoas suspeitas ou confirmadas de doenças respiratórias transmissíveis em ambientes abertos ou fechados. 

MOTIVAÇÕES 

Segundo o Comitê estadual, a decisão de recomendação foi tomada após o registro de um aumento nas internações por covid-19 no estado. Como é uma recomendação, cabe aos municípios transformar ou não essa recomendação em determinação. 

RECOMENDAÇÕES DO COMITÊ ESTADUAL

A primeira das recomendações do Comitê é sobre a volta do uso de máscaras em ambientes fechados, ou seja, empresas, shoppings, comércios em geral, cinemas e teatros. 

O comitê também recomenda que pessoas com comorbidades usem a máscara até em locais abertos. 

Por fim, a terceira recomendação – quase que um apelo – é que todos completem o ciclo vacinal: que os idosos tomem a quarta dose e que todos os outros tomem a dose de reforço. 

AUMENTO DE EXAMES E RESULTADOS POSITIVOS 

Em Campinas, laboratórios da cidade registraram aumento na procura por exames e testes de covid-19 nas últimas semanas. Segundo um levantamento realizado pela EPTV Campinas, algumas unidades da cidade tiveram uma busca até 88% maior em relação à primeira semana do mês de maio. 

“Neste último mês nós tivemos um aumento considerável. Em relação ao começo do mês para hoje, nós tivemos um aumento de 158% de casos positivos. Tivemos, também, 88% de aumento na procura pelos exames”, informou a biomédica Karla Fernanda Fontoura de Carvalho Souza. 

NOVA ONDA 

A média móvel de casos na região de Campinas também subiu 63,5% na última semana, indo de 291 para 476 registros de 23 a 30 de maio, de acordo com a Fundação Seade. Para alguns especialistas, não há dúvidas de que estamos encarando uma 4ª onda da doença. 

“Já foi registrado um aumento bastante significativo no número de casos. E que, na verdade, não se refletiu ainda em um número significativo no número de mortes”, afirma o epidemiologista André Ribas.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -