- Publicidade -
coronavirusCampinas retira restrições de horário e capacidade de público a partir de amanhã

Campinas retira restrições de horário e capacidade de público a partir de amanhã

Toque de recolher também será retirado a partir da 0h de terça-feira (17); veja novas regras

- Publicidade -

O prefeito Dário Saadi (Foto: Carlos Bassan/PMC) 

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta segunda-feira (16) novas flexibilizações nas regras da pandemia. As liberações seguem as novas medidas que passam a valer a partir de amanhã (17) no Estado.

A partir de terça-feira, restaurantes, bares, comércios e serviços poderão funcionar com 100% de ocupação, respeitado o distanciamento mínimo de 1 metro. Também não haverá mais horário limite de funcionamento e o toque de recolher será retirado. A medida vale até 31 de outubro.

Até então, a ocupação permitida era de até 80% com horário de funcionamento até meia-noite. Segundo a Administração, as mudanças serão publicadas em decreto no Diário Oficial de amanhã.

As mudanças foram informadas durante uma transmissão nas redes sociais. Além das liberações no horário e capacidade, eventos sociais passam a ser permitidos com público sentado, controle de acesso e distanciamento mínimo de 1 metro.

Não há limite de público ou horário, mas esses eventos devem respeitar os protocolos sanitários, uso de máscara e álcool gel, além de não poder haver aglomeração.

- Publicidade -

Esportes coletivos também estão permitidos na cidade, respeitando regras sanitárias e sem público ou torcida. Aulas e atividades presenciais das instituições de ensino superior também poderão funcionar com 100% da capacidade, seguindo as regras do setor de serviços.

“Como regras gerais, não haverá mais limitação de horário como tínhamos antes. Fomos de 19h para 21h e depois meia-noite. E agora não tem mais limitação de horário e capacidade máxima de ocupação. No decreto municipal, não vamos mais renovar o toque de recolher. Ele termina hoje à meia-noite”, disse o secretário de Justiça Peter Panuto.

Segundo o secretário, também não será renovada a proibição de reuniões familiares com mais de 10 pessoas.

MELHORA

Segundo a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância Epidemiológica) de Campinas, Andrea von Zuben, a liberação é possível pela melhora nos indicadores da pandemia.

“Nossa situação hoje é de cerca de 4 mil pessoas sintomas com respiratórios sendo acompanhadas, e já chegamos a ter 12 mil. Já estivemos com 818 pessoas internadas e na última semana foram 230. Isso mostra uma queda bem grande”, disse Andrea von Zuben.

Ela falou ainda que o departamento monitora quantos casos dão positivo para os pacientes. A positividade hoje é de 26% para casos leves. Além disso, a ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é de 71% hoje, sendo que há 90 leitos de UTI-Covid livres.

“Estamos vivendo um novo momento, novos horizontes. Estamos começando a ver uma diminuição dos leitos, na verdade, uma transformação, no sentido de amenizar os problemas de não-covid. E estamos começando a funcionar o centro de recuperação de covid no Hospital Ouro Verde. Tudo para amenizar os problemas que a pandemia trouxe”, disse o secretario de Saúde Lair Zambon. 

O prefeito disse que a medida está sendo tomada não só por conta do governo estadual, mas porque os indicadores normais e os precoces permitem tomar as medidas. “Mas é importante que o uso da máscara, evitar estar muito próximo. Quem tiver sintomas de gripe, não aglomere, vá fazer seu exame. Na nossa opinião, a variante delta já está circulando em Campinas. Mas o importante é que estamos avançando na vacinação e que a população continue tomando os cuidados”, disse o prefeito Dário Saadi.

REGRAS
No período de 17 a 31 de outubro podem funcionar

– Comércios
– Salões de beleza
– Atividades religiosas e culturais
– Parques públicos (alguns com horário ampliado)
– Clubes sociais e academias
– Áreas comuns de condomínios
– Restaurantes e bares – com controle de acesso e público sentado
– Aulas e atividades em cursos superiores com até 100% da capacidade

Em todos esses locais o distanciamento mínimo deverá ser de 1 metro. Shows com público em pé, torcidas e pistas de dança continuam proibidos em qualquer tipo de evento, inclusive nos já autorizados.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -