Apesar dos números da pandemia de covid-19 estarem baixos, por conta do avanço da vacinação, alguns lugares seguem com a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em Campinas. Isso porquê a Prefeitura da cidade manteve o uso obrigatório em pontos considerados importantes pela equipe de Saúde – incluindo hospitais, por exemplo.
De acordo com o último decreto publicado, do dia 10 de setembro deste ano, o uso de máscara de proteção contra a covid-19 é obrigatório nos em locais destinados à prestação de serviços de saúde, entre eles:
- hospitais
- ambulatórios
- unidades de pronto atendimento
- prontos-socorros
- centros de saúde
- laboratórios clínicos
- clínicas médicas
- clínicas odontológicas
- clínicas fisioterápicas
- Instituições de Longa Permanência de Idosos para trabalhadores e visitantes
LEIA TAMBÉM
Defesa Civil emite alerta de tempestade com raios, rajada de vento e granizo na região de Campinas
PM encontra submetralhadora que foi utilizada em roubo a condomínio em Campinas
Além disso, o decreto prevê também que fica obrigatório o uso de máscaras por pessoas suspeitas ou confirmadas de doenças respiratórias transmissíveis em ambientes abertos ou fechados. Por fim, existe a recomendação de uso de máscara para:
- pessoas imunossuprimidas
- gestantes
- pessoas idosas
- pessoas portadoras de doenças crônicas
- em ambientes abertos ou fechados em que não seja possível manter distanciamento mínimo de 1 (um) metro
NO TRANSPORTE PÚBLICO
A última liberação do uso de máscara de covid-19 em Campinas aconteceu no dia 10 de setembro no transporte público e privado, além de terminais da cidade. A medida foi anunciada no dia 9 de setembro e seguiu a decisão do governo estadual. Apesar da liberação, a recomendação dos grupos de risco foi mantida. Em Campinas, a obrigação do uso de máscaras foi determinada no início da pandemia de covid-19, em 2020.
LEIA MAIS