- Publicidade -
coronavirusGoverno estadual confirma variante delta em Campinas

Governo estadual confirma variante delta em Campinas

Além de Campinas, outras oito cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) também tem registros de cepa indiana

- Publicidade -

Campinas tem oito casos de variante delta (Foto: Luciano Claudino/Código19) 

- Publicidade -

O governo estadual confirmou hoje (31) casos de variantes delta da covid-19 em Campinas e em outras 8 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).  

De acordo com a secretaria de Saúde estadual, em Campinas são oito casos (veja lista abaixo). Os números considerados são do município de residência do paciente, segundo a pasta.  

No total, o estado de São Paulo tem 764 casos da delta. A identificação é feita via sequenciamento genético, pelo Instituto Adolfo Lutz.

“O número reflete o novo panorama da classificação genética da variante delta, e não uma intensificação de sua transmissão, já que a gamma ainda continua predominante no estado”, informou o governo de São Paulo.

A variante gamma (P.1) ainda predomina em São Paulo pois tem 1.410 casos, o dobro em comparação à delta, informou o estado. As outras duas são a alpha (B.1.1.7), com 38 casos em SP, e a beta (B.1.351), com apenas três.

- Publicidade -

AS CIDADES DA RMC

Campinas – 8
Holambra – 1
Hortolândia – 6
Jaguariúna – 19
Monte Mor – 3
Pedreira – 1
Sumaré – 1
Valinhos – 1
Vinhedo – 1

CAMPINAS

Procurada sobre o caso, a secretaria de Saúde de Campinas informou, em nota, que “já atuava com a possibilidade da circulação da variante delta na metrópole e que esta confirmação pelo governo de São Paulo reforça a necessidade do uso correto de máscara, higienização adequada das mãos com água, sabão e álcool em gel, distanciamento físico mínimo de um metro entre as pessoas, além de evitar aglomerações”. 

Inclusive, no dia 16 de agosto o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), afirmou em live pela rede social que a variante delta da covid-19 já está circulando na cidade.  

No dia 19 de julho, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) já havia dito que acreditava que a cepa indiana estava no município.  

CONFIRMAÇÃO DE HOJE

A nota de hoje da Prefeitura de Campinas diz ainda que “a pasta esclarece que não recebeu relatório e/ou comunicado oficial do estado confirmando casos de Covid-19 por variante delta em Campinas”.

“No entanto, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) está em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para entender o que aconteceu e checar as informações divulgadas”, diz ainda a nota.

Em relação à vacinação, Campinas está com 1.293.892 doses aplicadas. Até esta terça-feira (31), 66,1% da população já receberam a primeira dose. Em relação à segunda dose a cobertura é de 38%.

A Saúde disse ainda que a cidade, inclusive, tem menos de 1% de pessoas que não completaram a imunização. A aplicação de duas doses confere proteção contra a hospitalização e óbitos, para a variante Delta e demais variantes de covid-19.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -