- Publicidade -
coronavirusPrefeito recua e comércio abre neste sábado em Amparo

Prefeito recua e comércio abre neste sábado em Amparo

Novo decreto estende a fase laranja de flexibilização até as 17h59 de sábado; anterior previa fase vermelha entre às 18h de sexta até o fim do domingo

- Publicidade -

Reunião entre os comerciantes e empresários de Amparo (Foto: Divulgação)

 O prefeito Carlos Alberto Martins (MDB) publicou essa semana um novo decreto que estende a permanência de Amparo na fase laranja do Plano São Paulo até as 17h59 deste sábado (23). O anterior determinava que o município voltaria à vermelha no início da noite desta sexta-feira (22), assim como aconteceu na semana passada.  

Com o novo documento em vigor, a cidade cumpre o estágio mais restritivo da flexibilização apenas entre a noite de sábado até as 23h59 de domingo (24). A partir de segunda-feira (25), Amparo acompanha a nova reclassificação anunciada hoje pelo governador João Doria (PSDB).  

- Publicidade -

O Estado determinou, nesta sexta-feira (22), que todos os municípios da região de Campinas alternem as regras das fases laranja e vermelha, nos dias úteis, e da vermelha nos finais de semana e feriados. A medida vale até 7 de fevereiro. 

O prefeito de Amparo voltou atrás na decisão de manter a cidade no estágio econômico mais restritivo da economia na noite de sexta e durante todo o dia de sábado, após um apelo feito por empresários e comerciantes, na quarta-feira (20). Eles apresentaram uma proposta para que as medidas mais brandas da fase laranja fossem mantidas. No dia anterior ao encontro com o chefe do Executivo, a classe se reuniu em um restaurante na área central da cidade para definir detalhes da estratégia para o convencimento. 

Com a cidade na fase laranja, diferentes setores da economia de Amparo ganham a chance de ter um sábado de vendas e atendimentos, o que pode amenizar, de certa forma, os efeitos criados pela pandemia. 

Caso o decreto anterior fosse mantido, apenas os serviços essenciais poderiam funcionar entre às 18h de sexta-feira até o final da noite de domingo. Com a mudança, o comércio de rua, por exemplo, pode abrir as portas dentro das regras exigidas pela fase laranja.  Confira abaixo.  

FASE LARANJA
*
Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido;
*Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores;
*Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia;
*Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h;
*Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir;

- Publicidade -

O QUE DIZ A PREFEITURA  

Em nota, a Prefeitura de Amparo informou que houve um acordo com Associação Comercial da cidade. “Há mudança das datas, mas há também o aumento da fiscalização e a autofiscalização por parte da associação e dos comerciantes”, diz trecho da nota. 

E conclui: “as nossas medidas fizeram o número de casos suspeitos [covid-19] cair na cidade, o que pode apontar pra uma possibilidade de redução futura no número de casos positivos”.   

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -