- Publicidade -
coronavirusSaúde investiga possível surto de covid em funcionários de CS

Saúde investiga possível surto de covid em funcionários de CS

Cinco trabalhadores testaram positivo

- Publicidade -

- Publicidade -
CS Santos Dumont, em Campinas (Foto: Divulgação/PMC)

 *Esta matéria foi atualizada às 18h11 do dia 4 de janeiro de 2022

A secretaria de Saúde de Campinas investiga um possível surto de covid-19 no CS (Centro de Saúde) Santos Dumont,
no Jardim Itatinga, em Campinas. No total, cinco trabalhadores testaram positivo para a doença.

O local tem uma equipe de 38 pessoas e está funcionando normalmente apesar dos funcionários contaminados.

A pasta explicou que a Vigilância em Saúde Sudoeste e o Distrito de Saúde Sudoeste investigam se a situação é realmente de um surto, uma vez que pelo menos cinco pessoas foram infectadas fora da unidade.

Além dos oito diagnosticados com covid-19, três funcionários testaram positivo e um ainda não fez a coleta do exame.

A pasta informou ainda que, “até o momento, os atendimentos de sintomáticos respiratórios e a vacinação estão mantidos. Os demais serviços estão acontecendo de acordo com classificação de risco.”

- Publicidade -

OS TRABALHADORES

Sobre a situação, o grupo de trabalhadores pediu a testagem para verificar a infecção por coronavírus para toda a equipe, como forma de rastrear possíveis contaminados assintomáticos.

Além disso, a medida também seria fundamental para notificar os pacientes que podem ter tido contato próximo, além de organizar o processo de trabalho no Centro de Saúde.

No entanto, segundo os trabalhadores, a orientação recebida pela gestão da secretaria de Saúde até o momento é de que não é necessário fazer a testagem em massa.

“O primeiro caso detectado para covid-19 foi no dia 30 de dezembro e a pessoa foi afastada do trabalho. Ontem, nos deparamos com mais quatro trabalhadores positivados para covid, totalizando cinco pessoas”, disse uma trabalhadora que não quis se identificar.

De acordo com ela, a equipe avalia que a testagem é necessária para que o ciclo de contaminação seja interrompido. “É para evitar também um possível contágio da população”, disse. 

“O que a gente teve como resposta de que não terá o teste, que não é necessário, que não se caracteriza necessariamente como uma questão de surto e pelo que estão fazendo o levantamento, a Secretaria coloca que possivelmente a contaminação foi externa, algo que a gente questiona bastante porque a gente trabalha cotidianamente com pessoas sintomáticas”, afirmou.

Sobre este pedido, a Saúde disse que “as pessoas serão testadas e afastadas de acordo com protocolo da Vigilância em Saúde”. O CS foi inaugurado em 2018 e atende cerca de 5 mil pessoas. 

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -