- Publicidade -
CotidianoBomba antiga encontrada em sótão de casa é detonada, em Paulínia

Bomba antiga encontrada em sótão de casa é detonada, em Paulínia

De acordo com a Prefeitura, o proprietário encontrou o artefato durante uma obra; Polícia Civil foi acionada

- Publicidade -
Bomba encontrada no Centro de Paulínia (Foto: Divulgação)
Bomba encontrada no Centro de Paulínia (Foto: Divulgação)

Uma bomba antiga foi encontrada no sótão de uma residência e detonada nesta terça-feira (10), em Paulínia. De acordo com a Prefeitura, o artefato foi localizado durante uma obra na casa, que fica no Centro da cidade – veja o vídeo abaixo.

Segundo a Administração, o proprietário buscou a GCM (Guarda Civil Municipal), que acionou a Polícia Civil e repassou as informações ao Grupamento Especial de Reação. Devido ao risco apresentado pelo artefato, uma equipe foi enviada até local. Em seguida, a bomba foi explodida na pedreira da Galvani, localizada no bairro São Bento.

- Publicidade -

 
 
 

LEIA TAMBÉM

Morte de suboficial da Aeronáutica: Justiça decreta prisões preventivas de dupla presa em Campinas

Campinas registra maior acumulado de chuva no início de janeiro dos últimos três anos

 
De acordo com o especialista em Defesa, Roberto Godoy, este modelo é um RPG (Rocket Propellled Grenade) e utiliza um disparador de ombro. “É um equipamento de baixa tecnologia e alto poder de destruição. É usado contra tanques, blindados e etc”, explica. Segundo o especialista, o artefato segue sendo utilizado em versões atualizadas.

Segundo a SSP (secretaria de Segurança Pública), os restos do artefato foram apreendidos. “Foram solicitados exames junto ao IC (Instituto de Criminalística) e o caso foi registrado como posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito na Delegacia da cidade”, disse em nota.

- Publicidade -

EM CAMPINAS

Em Campinas, na sexta-feira passada (5), uma suspeita de bomba na Avenida Benjamin Constant, no Cambuí, chamou a atenção de moradores e mobilizou o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), da PM (Polícia Militar), por quase duas horas. A caixa rosa com um laço vermelho, deixada na avenida por um homem não identificado no começo da manhã, era na verdade uma decoração de Natal de uma loja da cidade.

O caso começou por volta de 7h, o gerente da Caixa Econômica chegou para trabalhar e encontrou a caixa suspeita. Ele, então, acionou a PM, que mobilizou a operação antibomba. O Gate foi acionado às 9h46 e chegou ao local por volta de 11h50. Imagens feitas pela EPTV Campinas mostram o momento em que o objeto é detonado no meio da via depois de ser removido de onde foi abandonado.

Agente do Gate analisa caixa suspeita na Benjamin Constant (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Agente do Gate analisa caixa suspeita na Benjamin Constant (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

A detonação foi acompanhada pelos bombeiros e por vários pedestres e moradores que se aglomeraram no local. O coronel da PM (Polícia Militar) e comandante do CPI 2 (Comando de Policiamento do Interior), Rodrigo Eval Arena, disse que o artefato foi analisado por vários equipamentos.

“O Gate fez um raio-x, com equipamento apropriado, uma espécie de robô que faz um scanner do objeto suspeito, e eles identificaram que tinha uma espécie de mola no interior, um pedaço de plástico. Pensaram que podia ser um explosivo plástico. Mas, também verificaram que não tinha fios, que não tinha bateria, que não tinham outros dispositivos eletrônicos, que são indicativos fortes de que realmente se tratava de um artefato explosivo. Ainda assim, eles preferiram fazer o desmantelamento do artefato para não restar nenhuma dúvida ou algum problema. Não era um explosivo”, disse.

Por conta da operação, a área foi isolada e a situação atraiu diversos moradores curiosos. O banco também ficou fechado durante a operação do Gate.

LEIA MAIS

BBB 23: Conheça os participantes confinados na Casa de Vidro

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -