Campinas inaugurou neste sábado (25) a ponte metálica sobre o córrego Taubaté, localizada no Jardim das Bandeiras. A ponte provisória foi finalizada após mais de um mês da estrutura desabar durante um forte temporal. No dia da tempestade, um carro ficou preso e foi levado pelo córrego após a queda da estrutura (relembre abaixo).
Segundo a Prefeitura, a ponte foi instalada emergencialmente em uma ação de parceria entre a administração municipal, o Exército Brasileiro e o governo do Estado de São Paulo. “Por conta das fortes chuvas, a ponte que existia no local caiu e agora essa estrutura provisória permanecerá no bairro até que a nova seja construída”, informou.
A instalação da ponte beneficia cerca de 20 mil pessoas na região, além de facilitar o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação. Sem a ponte, moradores precisavam fazer desvios em um caminho alternativo de mais de 5 quilômetros.
A PONTE
A ponte fica na Rua Ferdinando Turquetti, liga o Jardim das Bandeiras II ao Jardim Icaraí e tem 40 metros de comprimento e 7 metros de largura. Segundo a Prefeitura, a estrutura agora tem a capacidade para suportar 40 toneladas. Durante a manhã, pedestres já podiam passar pelo local, mas a liberação de carros ainda aguardava a inauguração, que ocorreu por volta de 12h30. Equipes estiveram no local para orientar os motoristas.
De acordo com o prefeito Dário Saddi (Republicanos), a reconstrução da ponte definitiva deve começar nos próximos dias.
“A ausência da ponte, que foi levada pelas águas, provocou uma dificuldade muito grande, principalmente pelos moradores que ficam do outro lado e precisam utilizar essa estrutura. Graças a essa parceria, conseguimos agilidade no restabelecimento desta ponte. E já nos próximos dias começaremos a execução da definitiva, que está em fase final de assinatura dos contratos”, afirmou.
O trabalho começou em 9 de fevereiro e levou aproximadamente uma semana para ser finalizado. A obra contou com o apoio e acompanhamento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio da disponibilização de máquinas, materiais e funcionários, cerca de 90 homens, sendo 70 do Exército e 20 da Prefeitura.
A QUEDA
A estrutura caiu no dia 19 de janeiro, data em que a cidade registrou o maior acumulado de chuva do Brasil em 24h, alcançando o índice de 125,4 milímetros. No dia, o carro caiu no córrego e foi arrastado pela correnteza. O motorista conseguiu sair e não ficou ferido. Dias depois o veículo foi encontrado e o motorista relatou os momentos de desespero (leia mais aqui).
VEJA O MOMENTO EM QUE A PONTE CEDE E O VEÍCULO É LEVADO: