- Publicidade -
CotidianoDefesa Civil alerta para chuva forte com risco de alagamentos em Campinas

Defesa Civil alerta para chuva forte com risco de alagamentos em Campinas

Alerta cita risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo na região de Campinas

- Publicidade -

 

Campinas tem previsão de temporais e chuvas fortes (Foto: Luciano Claudino/Código19)
Campinas tem previsão de temporais e chuvas fortes (Foto: Luciano Claudino/Código19)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de risco de chuvas intensas com risco de transtornos, incluindo alagamentos, desabamentos e enchentes na região de Campinas. O aviso de risco meteorológico é válido entre hoje (14), até quinta-feira (16). 

- Publicidade -

Segundo o alerta, durante o período  “há condições para chuvas intensas acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo”, com previsão de acumulados elevados, de chuva de 75 milímetros na região de Campinas. 

“Somado com o fato do solo já se encontrar encharcado, ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”, indicou o órgão. 

Em caso de emergências, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Além da região de Campinas, o alerta indica chuvas fortes em outras regiões do Estado. Veja abaixo:

  • Serra da Mantiqueira: previsão de acumulados de 120 milímetros
  • Vale do Paraíba: previsão de acumulados de 80 milímetros
  • Sorocaba: previsão de acumulados de 75 milímetros
  • Vale do Ribeira e Itapeva: previsão de acumulados de 70 milímetros
  • Região Metropolitana de São Paulo e Litoral Norte: previsão de acumulados de 60 milímetros
  • Baixada Santista: previsão de acumulados de 55 milímetros

 

LEIA TAMBÉM

Moradores relatam pânico durante temporal que destelhou galpão em Indaiatuba: ‘se pega em mim não estava aqui agora’

- Publicidade -

Obra da Sanasa deixa 13 bairros de Campinas sem água nesta terça-feira; veja locais

 

PREVISÃO 

Para hoje, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a previsão é de céu parcialmente nublado, com sensação de tempo abafado e chance de tempestades a partir da tarde.

De acordo com os meteorologistas, os temporais podem resultar em chuva localmente forte e volumosa, descargas elétricas e rajadas de vento de até 50 km/h, com um impacto moderado associado sobretudo à riscos de alagamentos e enxurradas, além de risco de quebra de galhos.
Além dos picos de chuva forte ocasionados pelas tempestades, podem ocorrer períodos de chuva leve a moderada. A temperatura máxima fica em torno de 28ºC.

“Os próximos dias seguem com características muito semelhantes, com céu parcialmente nublado a nublado, tempo abafado, temperaturas entre 20ºC e 28ºC e previsão de chuvas, ocorrendo primariamente na forma de tempestades, com picos de intensidade, e possibilidade de chuvas leves a moderadas e por períodos mais prolongados”, explicou o Cepagri. 

Para hoje e amanhã, o grau de impacto das tempestades que se formarem deverá ser maior, e, além de chuvas localmente fortes e volumosas, as chances de rajadas de vento superiores a 50 km/h e de granizo aumentam, sobretudo na quarta-feira.

HISTÓRICO DE TRANSTORNOS

Desde o final do ano passado, Campinas e cidades da região tem enfrentado diversos transtornos causados por fortes chuvas. Na metrópole e cidades vizinhas, alagamentos, enchentes, quedas de árvore e diversos danos causados por temporais foram registrados neste Verão. Na última sexta-feira (10) a forte chuva que atingiu Campinas causou enxurradas, quedas de árvores e chegou a criar ‘cascata’ em escada de shopping. Ontem (13) em Indaiatuba o temporal arrastou uma estrutura metálica causando pânico entre moradores.

Em Campinas, duas pessoas morreram por quedas de árvores durante as tempestades, sendo um motorista que foi atingido por uma árvore que caiu no Bosque dos Jequitibás no final de dezembro, e uma criança de 7 anos que morreu após uma queda de árvore na Lagoa do Taquaral no mês passado. 
 

 

LEIA MAIS

Horóscopo: confira a previsão para os signos nesta terça-feira (14/02)

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -