Em Campinas, apoiadores do candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva, se reuniram em pontos da cidade para comemorar sua eleição como presidente do Brasil, na noite deste domingo (30). Os eleitores se concentraram em diversos pontos da região central. Um dos pontos foi a Avenida Francisco Glicério, que chegou a ser fechada para a comemoração.
Com 99,28% das urnas apuradas até as 20h11, o petista venceu com 59,8 milhões de votos – um total de 50,86%. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar, com 57,8 milhões de votos – ou seja, 49,14% dos votos.
O segundo turno das eleições foi neste domingo. No estado de São Paulo, o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito o novo governador – LEIA MAIS AQUI.
Na Praça Bento Quirino, também no Centro de Campinas, apoiadores celebraram a vitória do petista.
A professora Eliana Leal disse que espera que a principal mudança aconteça na Educação. “É uma das primeiras premissas desse novo governo. Na Educação, na fome, na Saúde. Em tudo. No amor ao próximo, nas oportunidades de todos e para todos. O Brasil é um só. Precisamos de mais oportunidades, só isso. Lula é isso, nossa nova oportunidade”, disse ela.
Para a também professora municipal Elizangela Aparecida, o governo do Lula será melhor por conta do histórico na Educação. “Até hoje ninguém fez tanto como ele. E o governo dele, para nós, só temos a ganhar. Isso além da fome, de tudo, ele é 100%”, afirmou.
Na Avenida Francisco Glicério, os apoiadores chegaram a fechar a via. Um ônibus municipal chegou a furar o bloqueio, houve animosidade, segundo a apuração da EPTV Campinas, mas ninguém se machucou.