- Publicidade -
CotidianoGoverno prevê construção de usina que gera energia a partir do lixo na região de Campinas

Governo prevê construção de usina que gera energia a partir do lixo na região de Campinas

Anúncio foi feito pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante reunião com prefeitos em Hortolândia

- Publicidade -

 

Em reunião com prefeitos de cidades da região de Campinas, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, discutiu o projeto de construção de uma usina que gera energia a partir do lixo em Nova Odessa. O encontro aconteceu na manhã deste sábado (3) em Hortolândia.

- Publicidade -

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) apresentou o programa de recuperação de resíduos do Consórcio. Dentre os projetos estão a fomentação de cooperativas de reciclagem e a Central de Recuperação Energética de Rejeitos.

O Consimares é formado por sete municípios (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré), com população estimada em 1 milhão de habitantes, que produzem pelo menos 700 toneladas de resíduos por dia, que são levadas para aterros sanitários. 

Segundo Padilha, um cronograma para concretização do projeto deve ser estabelecido a partir de uma reunião com os prefeitos em Brasília (DF) ainda neste mês.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Pedreira do Chapadão, em Campinas, reabre hoje após quatro meses fechada; veja horário

Polícia encontra laboratório de maconha e prende cinco na região de Campinas

 

“Esse cronograma vai ser possível a partir dessa reunião com o Ministério do Meio Ambiente e Cidades. O consórcio vai poder apresentar mais detalhadamente essas questões de proteção ambiental, que é muito importante, como o programa de apoio para os trabalhadores de materiais recicláveis, e a partir daí poderemos ter um cronograma”, explicou.

O ministro explicou que há a necessidade de um leilão para a construção da usina, e a partir dele haverá um prazo para concretização do projeto. “Tem que ser feito um leilão, organizado pelo governo federal. Empresas privadas participam desse leilão e a partir daí o cronograma de execução destas obras”, finalizou. 

 

LEIA MAIS

João Rock acontece hoje: assista AO VIVO tudo o que acontece no festival

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -