Moradores dos bairros Colina 1, 2 e 3, em Monte Mor, ficaram isolados na manhã desta quarta-feira (28) por conta do excesso de lama nas ruas. A situação causada pelas chuvas impediu que muitos saíssem de casa e também fez um ônibus atolar. Quem se arriscou de carro, teve dificuldades.
Segundo a população, os problemas acontecem há décadas nas épocsa de chuva. Sidnei Macedo, por exemplo, não conseguiu ir ao trabalho. “Não consegui sair com o carro. Não tem condição de andar desse jeito. Faz cinco anos que moro aqui e toda vez que chove é assim”, reclama o pedreiro.
Indignada, a costureira Edilene Cristiane Guimarães viu a dificuldade do marido ao manobrar de ré para deixar a residência no início da manhã. O carro derrapou e o homem quase perdeu o controle. “Eu filmei porque nós sofremos com isso aqui há alguns anos. É barro e lama”, critica a mulher.
Para piorar, outros moradores, como o motorista Edenízio Cavalieri, dizem que as obras da rede de esgoto nas últimas semanas agravaram as condições. Os trabalhos foram encerrados e as equipes saíram do local na semana passada, mas as vias seguem degradadas. “Estamos ilhados”, conclui.
Procurada, a Prefeitura de Monte Mor disse que posicionou máquinas para atender casos de atolamento e tentar fazer a compactação da terra e do cascalho nas ruas que não receberam uma camada de asfalto. A reportagem da EPTV Campinas, porém, não viu máquinas no bairro pela manhã.
LEIA MAIS
Greve por falta de salários tira ônibus de circulação em Amparo
Polícia Federal faz operação em Campinas contra rádio pirata
EM CAMPINAS
Em Campinas, os ônibus municipais da linha 194 também não entram no Jardim Itaguaçu por causa da situação após as chuvas dos últimos dias. O Setcamp (Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas) confirmou o problema.
Com isso, os coletivos não conseguem passar pela Rua Lourival de Almeida. Sem os veículos, a população que utiliza a linha todos os dias precisa andar mais de 1,5 km, nessa mesma situação, e pegar o ônibus da linha 191 para se deslocar.
LEIA TAMBÉM
Como conseguir trabalho pelo LinkedIn