- Publicidade -
CotidianoAno Novo na mesma: temporal alaga vias e deixa Campinas em atenção

Ano Novo na mesma: temporal alaga vias e deixa Campinas em atenção

Vias, imóveis e unidades de serviço público foram afetados por chuva prevista por agências meteorológicas

- Publicidade -

A previsão meteorológica de fortes chuvas, divulgada pelas agências meteorológicas, confirmou-se na tarde desta quarta-feira (3) em Campinas. O intenso temporal que atingiu a cidade resultou em vias, imóveis e unidades de serviços públicos completamente alagados. Houve inclusive o resgate de motociclistas ilhados, na Avenida Princesa d’Oeste, um dos pontos mais suscetíveis a alagamentos na cidade.

- Publicidade -


Apesar do início do ano, a situação não apresentou mudanças, e registros de enxurradas voltaram a impactar a rotina e a assustar os moradores no final da tarde, especialmente no horário de pico após o expediente de trabalho.

O forte temporal elevou o nível de alerta de Campinas, sendo declarado estado de atenção (ocorrendo quando a precipitação ultrapassa 80,1mm). De acordo com a Defesa Civil, foi registrado um volume de chuva de 90,4 mm em apenas uma hora, observado no Jardim das Bandeiras, com última atualização às 18h55.

As áreas mais afetadas foram o Centro e a região Sul. Além disso, o temporal causou atrasos nos pousos de aviões no Aeroporto Internacional de Viracopos, com pelo menos cinco voos sendo adiados por questões de segurança (leia mais aqui).

- Publicidade -


Diversas avenidas, incluindo Orosimbo Maia, Anchieta, Heitor Penteado, Piracicaba, Princesa d’Oeste e Amoreiras registraram pontos de alagamento. A Rua Primeiro de Março também foi afetada, assim como trechos da Avenida José de Sousa Campos (Norte-Sul), que ficaram submersos. A Avenida John Boyd Dunlop também teve áreas interditadas próximas à Rodovia Anhanguera.

Motoboys ilhados

Dois motoboys ficaram ilhados na Avenida Princesa D’Oeste e tiveram que ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros. A corporação foi acionada para fazer o resgate das duas pessoas.

Sem conseguirem atravessar a avenida por conta da forte enxurrada, os dois motociclistas esperaram o resgate dos soldados no ponto mais alto da via. A equipe, com três homens, estava do outro lado da avenida, em frente a um supermercado, e conseguiu passar, resgatando os dois em segurança até uma calçada. Uma moto também foi arrastada. Ainda não há confirmação de que ela era o veículo dos homens resgatados.

Em outro ponto da cidade, uma viatura da Guarda Municipal foi arrastada. O caso aconteceu no bairro Cidade Jardim, próximo a estação do BRT. Segundo nota da Prefeitura, os dois guardas municipais estavam atendendo a uma ocorrência fora da viatura, e o veículo foi arrastado pela correnteza. Os dois agentes estavam fora do veículo e passam bem.

Unidades com problemas

A Prefeitura informou que o Hospital Mário Gatti e a Unidade Pediátrica Mário Gattinho sofreram novos danos com as chuvas, mas não houve interrupção nos atendimento, nem interdição de leitos.


Segundo a Administração, equipes de engenharia e manutenção estão fazendo o levantamento e os reparos necessários. O telhado do Mário Gattinho, inclusive, está passando por revisão total, dentro da garantia da obra, porque o prédio, que é novo, já está com problemas.

O muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Pavanatti Fávaro, no Jardim São Cristovão, caiu. Tapumes foram colocados no início da noite, e a Guarda Municipal fará a segurança da escola.

Ainda de acordo com a Administração, engenheiros da Secretaria de Educação irão à unidade amanhã (4) para reconstruí-lo. A escola está fechada devido às férias.

Confira o pontos de alagamento em vias registrados durante a forte chuva:

  • Av. Dr. Heitor Penteado x Kartódromo
  • Av. Das Amoreiras x Rua Alves do Banho
  • Rua Piracicaba x Rua Luiz Marcelino Guernelli
  • AV. Orosimbo Maia x Rua Paula Bueno
  • Av. Barão de Itapura x Rua Eng Cândido Gomide
  • Rua Sacramento x Rua Álvaro Muller
  • Av. Princesa D’Oeste x Rua Avelino do Amaral
  • Av. Dr. Carlos de Campos x Rua Pedro Tortima (curtume)
  • Av. John Boyd Dunlop x Anhanguera


Na Rua Coronel Quirino com a via Expressa Waldemar Paschoal foi preciso inverter o contra-fluxo. Veículos não puderam descer a General Marcondes e tiveram que desviar pela Moraes Sales.

Segundo a Prefeitura, foram registrados 15 alagamentos de imóveis, uma queda de muro e uma queda de árvore. Os imóveis estão localizados nos seguintes bairros:

Região Sudoeste

  • Jd. Novo Campos Elíseos (dois imóveis alagados)
  • Jd. São Pedro de Viracopos (dois imóveis)
  • Vila Aeroporto
  • Parque Aeroporto
  • Parque Universitário de Viracopos

Sul

  • Jardim das Bandeiras (dois imóveis)
  • Vila Mimosa
  • Jardim do Lago (três imóveis)
  • Parque São Martinho
  • Vila Lourdes

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Como é intoxicação de monóxido de carbono?

Veja 7 recursos X/Twitter removidos por Musk

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -