Proprietários de imóveis não residenciais passaram a receber cartas de cobrança de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) em atraso. Ao todo, segundo levantamento da Prefeitura de Campinas, são 6.424 correspondências que totalizam R$ 23,2 milhões.
A Administração informou também que parte desses contribuintes – cerca de 3 mil – também está recebendo SMS com a informação de que há débitos registrados. Nessa mensagem, não há links, apenas o código cartográfico do imóvel.
LEIA TAMBÉM
Idosa sofre tentativa de estelionato em agência bancária de Indaiatuba
Carro estacionado é atingido por galhos de árvore no distrito de Barão Geraldo, em Campinas
“Neste momento, as cartas e SMS estão sendo enviados para os imóveis comerciais. Na próxima semana, vamos enviar para os residenciais. É um alerta para quem tem parcelas em atraso, para que o contribuinte não acumule uma dívida, já que há incidência de juros e multas”, explicou o diretor do departamento de cobrança e controle de arrecadação, Alessandro Domingues Ferreira.
É possível verificar os débitos pelo portal da secretaria de Finanças.
“É importante que o contribuinte acompanhe, pelo portal, a situação do imóvel. No site há, inclusive, a possibilidade de consultar se há débitos de outros anos e emitir a guia para pagamento”, explicou.
Para quem optou por pagar o IPTU de forma parcelada, o vencimento é todo dia 26 para imóveis não residenciais e dia 10 para os residenciais. A segunda via do carnê ou das parcelas pode ser acessada no link.
HÁ DÉBITOS?
A secretaria de Finanças lançou, neste mês, uma ferramenta que permite ao contribuinte verificar se há débitos no imóvel informando somente o código cartográfico. No programa também é possível emitir as guias para pagamento.
O demonstrativo é emitido sem o nome do proprietário para garantir o sigilo fiscal do mesmo, pode ser acessado sem a necessidade de senha ou de realização de um cadastro prévio e sem ser necessário se deslocar até um posto de atendimento.
LEIA MAIS