Equipes da Prefeitura de Campinas iniciaram na manhã desta quinta-feira (16) a contenção do jequitibá-rosa de 200 anos, que foi atingido por um raio durante o temporal na tarde de ontem (15). Imagens registradas gravaram o momento em que a chuva caía no Paço Municipal e, de repente, a descarga elétrica atingiu a árvore – veja o vídeo abaixo.
Segundo a Administração, a árvore foi atingida superficialmente e a análise da equipe técnica constatou que não será necessário extração, sendo que a estrutura não corre risco de queda. No entanto, como medida preventiva, alguns dos galhos maiores e mais altos estão sendo cortados para aliviar o peso da copa. Também está sendo amarrado um cabo de aço no tronco, pouco antes da forquilha (início da bifurcação).
Durante a manhã, equipes iniciaram os trabalhos para manter a segurança da árvore. No início da tarde, técnicos iniciaram a colocada do “cinturão” no tronco.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, o jequitibá-rosa tem uma idade estimada de 200 anos. A estrutura tem 50 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro.
LEIA TAMBÉM
Campinas teve ao menos 28 quedas de árvore durante tempestade; veja pontos interditados
“O prefeito Dário Saadi e a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos estiveram no local para verificar a situação da árvore. Conforme a análise da equipe técnica, a árvore não precisará ser extraída e não corre risco de cair. Como medida preventiva, alguns dos galhos maiores e mais altos serão cortados para aliviar o peso da copa. Também será amarrado um cabo de aço no tronco, pouco antes da forquilha (início da bifurcação)”, informou ontem a Prefeitura em nota.
Além disso, a Administração salientou que o prédio possui para-raios e que foi justamente por conta disso que o dano na árvore foi superficial. Por causa dos trabalhos, o trânsito no entorno é interditado durante os trabalhos.
RAIOS
Campinas registrou a queda de 340 raios entre terça (14) e quarta-feira (15), segundo os dados do Climatempo. Além disso, o excesso de chuva registrado nas últimas horas colocou Campinas em estado de atenção. O índice pluviométrico (que mede chuvas acumuladas) foi de 82,4 mm, de acordo com a Defesa Civil de Campinas.
VEJA O MOMENTO DO RAIO:
COMO SE PROTEGER
Confira abaixo as orientações da Defesa Civil do Estado de São Paulo para se proteger dos raios durante as tempestades:
- Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol
- Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea como metrô
- Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina
- Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo
- Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar
- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame
- Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo
- Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões
- Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular
- Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos
- Evite tomar banho durante a tempestade