Duas estações de ônibus e dois circulares foram vandalizados na noite de ontem (25) em Campinas causando um prejuízo de mais de R$ 20 mil. Cinco ataques foram realizados na última semana, e, por ora, não se sabe se os ataques são feitos pelos menos vândalos.
Um dos ataques de ontem foi na Estação do Jardim Florence, onde duas catracas e alguns validadores de leitura foram destruídos. Algumas das peças foram tão danificadas que tiveram que ser trocadas. Além disso, um armário técnico e dois vidros foram pichados.O outro ataque ocorreu na Estação Rossin, onde um validador foi parcialmente danificado, mas já consertado.
Já o ônibus que sofreu os ataques faz a linha 134 e teve várias janelas quebradas. O vandalismo teria começado com uma briga entre adolescentes, que teriam entrado no ônibus por volta das 21h quando o circular trafegava na altura do Shopping das Bandeiras. Durante a confusão, o veículo teria sido avariado, segundo informações fornecidas pelo SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas).
A briga não teria terminado dentro do ônibus, mas durado até o Terminal da Vila União, quando os adolescentes desceram e seguiram vandalizando a parada de circulares.
Ainda de acordo com o relato do SetCamp, o motorista parou o veículo no terminal e acionou as autoridades para garantir a segurança. O veículo voltou para garagem para conserto e terá que ficar pelo menos três dias fora de operação.
O sindicato orientou a concessionária a fazer um boletim de ocorrência e informou que “aguarda, mais uma vez, que as autoridades policiais e de segurança tomem as providências necessárias”.
Insegurança
O ataque de sábado não foi isolado. Vidros da Estação Pompeia foram trincados, e o sifão de um dos banheiros do Terminal de Barão Gerado foi roubado na sexta-feira (24).
Além disso, no começo da semana passada, o banheiro acessível do Terminal do Satélite Íris foi vandalizado.
“Os atos de vandalismo contra estações e terminais têm sido frequentes e representam um enorme prejuízo à população que usa o transporte coletivo público em Campinas. Ações que devem ser combatidas e denunciadas”, informou a Emdec (Empres responsável pelo transporte público da cidade) em nota.
O outro lado
Já a Guarda Municipal de Campinas informou que foi acionada ontem devido a uma briga de adolescentes em um ônibus no terminal da Vila União. Porém, de acordo com entidade, não houve relato de vandalismo. “A situação foi resolvida no local. A GM aproveita para reiterar que os terminais estão dentro da área de atuação da GM e que o patrulhamento nesses locais é feito constantemente”.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Genro de Araraquara: mulher expõe traição do marido com o pai dela
Professora é demitida após assumir que beijou aluno de 14 anos