Campinas tem 4.392 motoristas que precisam regularizar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) até o dia 31 de agosto, segundo dados do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
De acordo com o Departamento, esses casos são de pessoas que tiveram o documento vencido nos meses de julho e agosto de 2021, e ainda não regularizaram a documentação.
No estado de São Paulo, 154.645 condutores estão com o documento vencido e precisam regularizar a situação até o final deste mês.
Os novos prazos para renovação da CNH foram estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que definiu um calendário para os condutores paulistas regularizarem o documento, conforme o mês de vencimento, explicou o Detran.
A punição em caso de fiscalização de trânsito para quem não regularizar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47.
SERVIÇOS ONLINE
Caso o motorista não queira comparecer a uma agência do Detran, a renovação da CNH pode ser feita de forma online pelos portais do Departamento Estadual de Trânsito (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou pelo aplicativo do Poupatempo digital.
Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.
Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.
VEJA O PASSO A PASSO
- Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.
- Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.
- No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.
- Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).
A CNH no formato digital é válida em todo o país e é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.