O Paço Municipal da Prefeitura de Campinas recebe nesta terça-feira (8) a apresentação de uma série de serviços voltados ao público feminino. A ação marca o Dia Internacional da Mulher comemorado hoje. A mobilização, denominada “Mulher Mais”, acontece até as 16h.
No saguão do Paço Municipal, o público pode conhecer o trabalho do Ceamo (Centro de Referência e Apoio à Mulher) que tem a finalidade de acolher e prestar atendimento psicológico, social e de orientação jurídica à mulher em situação de violência de gênero.
Na Sala Lilás, da Guarda Municipal, está sendo apresentado o serviço de prevenção ao uso de drogas (PrevDrogas), além do trabalho do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Satélite Iris com bordadeiras. Também lá, estão sendo apresentadas as ações da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
DADOS DA VIOLÊNCIA
No final de dezembro, a Prefeitura de Campinas divulgou uma edição especial do boletim Sisnov (Sistema de Notificação de Violências). Em seis meses (de janeiro a junho), foram confirmados na cidade 597 notificações de violência contra o sexo feminino. Os dados fechados do ano passado ainda não foram divulgados.
Também no final do ano, em outubro, a Administração informou que o Ceamo (Centro de Referência e Apoio à Mulher) registrou alta de 66% no número de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, em Campinas, no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior. Ao todo, no período, foram registrados 396 casos de violência entre julho, agosto e setembro.
Segundo o centro, muitos dos atendimentos são de casos extremos e em grande parte de violência física. A unidade atende mulheres que são encaminhadas diretamente pelas instituições de saúde e pela delegacia da mulher. A unidade do Ceamo está localizada na Avenida Francisco Glicério, 1269, e fica disponível para atendimento público pelo telefone 0800-777-1050.
AÇÕES
Segundo a Administração, a intenção hoje é mostrar as políticas públicas voltadas às mulheres no município, e também os avanços na articulação da rede protetiva. Durante o dia, também haverá viaturas da Polícia Civil e da Guarda Municipal no entorno da Prefeitura.
“É necessária a contínua mobilização de todas as minorias vulneráveis pela dignidade e pela promoção de seus direitos. Emancipadas, somos mais fortes e o respeito nasce do princípio da igualdade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Durante a manhã, também foi apresentada a programação do mês da mulher, com ações até o dia 31.
Veja a programação:
08/03
Dia Internacional da Mulher (mostra de serviços)
Local: Paço Municipal de Campinas
09/03
9h às 16h – Feira da Mulher Empreendedora
Local: Estação Cultura de Campinas
10/03
9h às 16h- Feira da Mulher Empreendedora
Local: Estação Cultura de Campinas
12/03
9h às 12h – Assiste Campinas – A Prefeitura Mais Perto de Você
Local: EMEF/EJA Oziel Alves Pereira – Rua Fauze Selhe, s/nº Jardim Monte Cristo
15/03
14h às 16h- Palestra: A Presença da Mulher na iniciativa Privada
Local: Auditório do CEPROCAMP
16/03
9:30h às 11:30h
Roda de Conversa – Rede Protetiva da Mulher para gestores da Prefeitura Municipal de Campinas.
Local: Salão Vermelho da Prefeitura
21 a 28/03
Exposição de mulheres artistas renomadas do município de Campinas
Local: Paço Municipal da Prefeitura
31/03
14h- Fechamento do Mês da Mulher com Palestra Motivacional
Local: Paço Municipal da Prefeitura Municipal de Campinas