O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, teve ao menos cinco voos afetados na manhã desta segunda-feira (14) devido ao fechamento do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A situação, que atingiu partidas e chegadas, foi confirmada pelas companhias aéreas Azul e Gol, que alegam prestar auxílio aos passageiros devido às alterações (leia mais abaixo).
A situação no Santos Dumont foi causada pelo mau tempo no Rio de Janeiro. Por conta do problema, o terminal operou com o auxílio de instrumentos para pousos e com um número reduzido de decolagens. Funcionando normalmente, o Aeroporto Galeão, também no Rio, recebeu dezenas de voos alternados do Santos Dumont. As alterações afetaram outros aeroportos pelo Brasil.
Em Campinas, a assessoria de imprensa da Aeroportos Brasil, que administra o Aeroporto de Viracopos, confirmou que cinco voos foram cancelados por causa do panorama registrado no Santos Dumont. Segundo a concessionária, três voos que viriam para Campinas e dois que partiriam da cidade foram afetados.
LEIA TAMBÉM
Acidente grave entre 3 carros deixa vítimas na Santos Dumont; Águia é acionado
Batida frontal entre carro e moto deixa feridos e causa confusão em Campinas; veja vídeo
Aéreas se manifestam
A Azul foi procurada e informou que precisou alternar quatro voos por conta das “condições adversas” no terminal do Rio de Janeiro. Entre eles, um que decolaria de Campinas com destino ao Santos Dumont. Além disso, cancelou um voo que partiria da capital carioca para Viracopos e precisou usar o aeroporto de Campinas para alternar uma viagem que partiu de Belo Horizonte.
“A companhia destaca que os clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e serão reacomodados em outros voos ou em voos extras. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações”, diz ainda a empresa.
A Gol também se manifestou em nota. No texto, diz que 23 voos foram cancelados e “outros cinco que tinham pouso previsto para o Santos Dumont foram alternados para o Riogaleão”. Entre as operações canceladas, segundo a Gol, duas tinham relação com Viracopos: uma decolagem e uma chegada. “Todos os clientes estão recebendo as devidas tratativas, com remarcação ou acomodação. A companhia reforça que as ações referentes a estes voos foram tomadas com foco na segurança, valor número 1 da companhia”, alegou.
LEIA MAIS