- Publicidade -
CotidianoFinados: cemitérios municipais de Campinas recebem 140 mil visitantes

Finados: cemitérios municipais de Campinas recebem 140 mil visitantes

Balanço da Setec envolve os cemitérios da Saudade, Nossa Senhora da Conceição e Sousas

- Publicidade -

Morador no Cemitério da Saudade (Foto: Luciano Claudino/Código19)
Morador no Cemitério da Saudade (Foto: Luciano Claudino/Código19)

 

- Publicidade -

Os cemitérios municipais da Saudade, Nossa Senhora da Conceição (Amarais) e Sousas, em Campinas, receberam cerca de 140 mil pessoas entre o último sábado (30) e esta terça-feira (2), feriado do Dia de Finados.

O balanço foi divulgado pela Setec (Serviços Técnicos Gerais) no final da tarde desta terça.

De acordo com a autarquia, “não houve momentos de grande circulação de pessoas, que tenha gerado aglomerações”. Isso teria ocorrido porquê o movimento foi diluído desde sábado (30).

Em nota, a Setec também alegou que “todos os protocolos sanitários foram seguidos, como a exigência do uso de máscaras, distanciamento” e medição da temperatura nas entradas.

200 MIL

- Publicidade -

O movimento ficou abaixo do esperado pela Prefeitura. Antes do feriadão, a Setec divulgou a expectativa por 200 mil pessoas nos três cemitérios municipais. Os locais passaram por limpeza e arrumação ao longo de outubro.

Além da estrutura dos próprios espaços, foram instalados banheiros químicos e tendas para distribuição de água aos visitantes, além da colocação de totens com álcool em gel nas entradas. 

Movimentação no Cemitério da Saudade nesta terça (Foto: Luciano Claudino/Código19)
Movimentação no Cemitério da Saudade nesta terça (Foto: Luciano Claudino/Código19)

MONUMENTO

Administrados pela comunidade Religiosa Santa Rita de Cassia, os cemitérios Flamboyant, Aleias e Acácias inauguraram no dia 29 o monumento “Memorial”, em homenagem às pessoas que morreram de covid-19 e foram sepultadas nos três locais ao longo da pandemia.

“É uma forma de mantermos viva a memória dessas pessoas que descansam em paz em nossos campos santos”, disse José de Vasconcelos Cunha, diretor administrativo da Comunidade.

Entre março de 2020 e dia 15 de outubro deste ano, foram realizados 295 funerais no Flamboyant confirmados para covid e 85 de casos considerados suspeitos. Neste período, no Aleias, foram 395 confirmações e 123 suspeitos.

Ainda de acordo com a administração, o Acácias teve 288 mortes confirmadas para coronavírus e 66 suspeitas. No total, portanto, 1.252 pessoas que faleceram vítimas da doença ou que tiveram casos suspeitos jazem nos três cemitérios. 

Monumento
Monumento “Memorial”, em homenagem às pessoas que morreram de covid-19 (Foto: Celso de Menezes)

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -