- Publicidade -
CotidianoFlurona: Estado registra dupla infecção por Influenza e Covid

Flurona: Estado registra dupla infecção por Influenza e Covid

Estado de São Paulo registrou 110 casos de infecção simultânea das duas doenças; Secretaria de Estado da Saúde afirma que protocolos sanitários são cruciais

- Publicidade -

Vírus Influenza H3N2 (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 110 casos de infecção dupla pelos vírus da Influenza e da covid-19, fenômeno chamado de flurona, no estado de São Paulo. De acordo com o levantamento solicitado pela apuração do acidade on/Circuito das Águas, ainda não há nenhum caso registrado na região do Circuito das Águas Paulista.

- Publicidade -

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os dados foram computados no ano de 2021 através do sistema Sivep-Gripe e se referem “a casos hospitalizados que tiveram critério de encerramento laboratorial e positividade para Influenza e SARS-CoV-2 por meio de teste rápido de antígeno/imunofluorescência e/ou RT-PCR”, diz trecho da nota.

A pasta ainda salienta que, conforme definição do Ministério da Saúde, somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são de notificação compulsória, ou seja, apenas casos com necessidade de hospitalização.

O termo “flurona” foi utilizado após a identificação de um caso de coinfecção em Israel. O fenômeno apresenta a junção das palavras “flu”, que significa gripe em inglês, e “rona”, de coronavírus.

Segundo especialistas, a infecção simultânea entre covid-19 e influenza já era esperada, mas os sintomas não são necessariamente mais graves do que os casos em que há infecção por apenas um dos vírus.

Sintomas e prevenção

- Publicidade -

Diferente do novo coronavírus, que apresenta sintomas mais intensos a partir do 5º ou 6º dia de infecção, a Influenza pode se intensificar no paciente a partir das primeiras 48 horas e também podem incluir falta de ar. Confira os principais sintomas de cada doença abaixo.

Gripe

*Febre súbita;
*Dor de cabeça;
*Tosse (geralmente seca);
*Dores musculares e nas articulações;
*Mal-estar;
*Dor de garganta;
*Coriza.

Covid-19

*Febre;
*Tosse persistente;
*Coriza;
*Espirros;
*Dor de cabeça;
*Dor de garganta.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que as medidas sanitárias já conhecidas pela população seguem cruciais para o combate das crises virais, como o uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social e a vacinação contra a covid-19 e Influenza.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -