A frente fria que vai deixar as temperaturas mínimas entre 9°C e 7°C em Campinas no início da próxima semana começa a se intensificar na região a partir desta sexta-feira (10). Além do frio, o sistema também vai resultar em mais chuvas na cidade.
Segundo o meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, Bruno Bainy, após prevalecer por toda a sexta, as chuvas podem se estender até a manhã de sábado (11).
“A frente fria vai chegar à região de Campinas ao longo da sexta-feira. Por ocasião da passagem da frente fria, as chuvas são esperadas a qualquer momento do dia, inclusive de forma recorrente ou persistente”, diz Bainy.
MAIS FRIO
Ainda conforme o Cepagri, o tempo fica mais firme e a chance de chuva diminui a partir de domingo (12), quando as mínimas continuam caindo gradativamente enquanto as máximas vão voltando a subir, mas ainda sem registro de calor.
Apesar do aumento da chamada “amplitude térmica”, o frio deve se intensificar até culminar, na terça (14), nas menores temperaturas do mês até o momento.
“Na segunda, a amplitude térmica fica maior e a mínima deve ser mais baixa, em torno de 10°C. A máxima sobe, em torno de 20°C. Na terça, a nebulosidade diminui, a mínima fica entre 7°C e 9°C e a máxima, em 22°C”, afirma Bainy.
Apesar de prever o fim da sequência de quedas nas mínimas na terça, o Cepagri considera que o frio deve permanecer em Campinas e na região até o dia 19.
LEIA TAMBÉM
Veja lista de feriados que ainda restam em 2022 em Campinas
Campinas tem 706 vagas para concurso do IBGE; veja na região
Estudantes do IFSP em Campinas fazem protesto contra corte de verba
ATÉ O FIM DO MÊS
Com dias mais frios até o dia 19, Campinas terá temperaturas na média nas semanas seguintes. A previsão é a mesma até o início de julho, “podendo até haver dias relativamente quentes mais ao final do mês”, detalha o Cepagri.
O boletim meteorológico prevê que a temperatura mínima média será de 12,9°C em junho. Já a máxima ficará em 25,1°C. Com isso, a média será de 19°C.
Em relação às chuvas, no entanto, os prognósticos do Centro sugerem um “prolongado período de poucas chuvas entre meados de junho e meados de julho”. Deve chover, ao todo, 45,5 milímetros em Campinas ao longo de junho.
NO ESTADO
De acordo com a Climatempo, uma nova onda de frio deve alcançar o Estado de São Paulo devido à chegada de uma massa de ar de origem polar, que vai despencar as temperaturas mínimas a partir de sábado até terça-feira.
O frio, porém, não será tão intenso quanto o observado com a massa de ar polar em meados de maio, afirma a empresa, que não vê riscos para geadas. A partir de quarta-feira (15), os termômetros voltam a subir gradualmente.