- Publicidade -
CotidianoIncêndio no curtume: Defesa Civil interdita área em Campinas

Incêndio no curtume: Defesa Civil interdita área em Campinas

Órgão intimou proprietários a colocarem o imóvel em condições de estabilidade e segurança em Campinas; veja fotos

- Publicidade -

 

Prédio do Curtume Cantúsio, em Campinas, foi interditado pela Defesa Civil (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

- Publicidade -

A Defesa Civil de Campinas informou na tarde desta terça-feira (26) que o Curtume Cantúsio, na Vila Industrial, foi “totalmente interditado” após o incêndio que destruiu um dos prédios. O fogo começou durante a manhã. 

“Os proprietários foram intimados a colocarem o prédio em condições de estabilidade e segurança”, complementa o comunicado. O órgão municipal fez vistorias no local enquanto o Corpo de Bombeiros combatia as chamas. 

Ainda conforme a nota da Defesa Civil, o trabalho da corporação no entorno ainda não terminou e por esse motivo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) interditou a Avenida Carlos de Campos. 

O fogo começou por volta de 7h40 em um monte de entulho e logo se alastrou. Não havia ninguém no terreno no momento do incêndio. Por conta da fumaça, dois carros se envolveram em um acidente. No entanto, ninguém se feriu. 

LEIA MAIS 

- Publicidade -

Calor: Campinas tem julho mais quente dos últimos 30 anos 

Av. Guarani, em Campinas, terá interdição nesta quarta-feira; veja desvios 

Obra rompe rede de gás e vazamento afeta trânsito em Campinas 

INÍCIO E COMBATE 

O prédio fica na Avenida Doutor Carlos de Campos. Segundo a PM (Polícia Militar), o fogo começou no lixo do terreno baldio por volta de 7h40. 

Além do acidente sem vítimas perto da área do curtume, a Emdec foi obrigada a bloquear o trânsito na Avenida Carlos de Campos, junto ao balão do curtume. 

O combate ao fogo e o rescaldo se estenderam pela manhã e seguem nesta tarde. Veja as fotos: 

HISTÓRICO 

O Curtume Cantúsio foi construído no século 20, em um local com concentração de indústrias, às margens do córrego Piçarrão. Em 1990, encerrou as atividades e hoje é um marco do desenvolvimento industrial de Campinas naquela época. 

TAMBÉM NA VILA INDUSTRIAL

Na semana passada, a reportagem do acidade on Campinas mostrou que pelo menos dois prédios abandonados, que faziam parte de antigos curtumes desativados na Vila Industrial, em Campinas, estavam preocupando os vizinhos da construção, que fica na Avenida Doutor Carlos de Campos. 

Segundo um morador que não quis se identificar, há algum tempo é possível notar pessoas entrando nos prédios, o que aumenta a sensação de insegurança. Essas pessoas seriam usuários de drogas.

“Já invadiram minha casa, tentaram levar objetos da minha casa mesmo. A gente sai pra trabalhar de manhã e fica pensando no que pode acontecer porque tem gente invadindo os prédios abandonados”, relatou. 

Nas imagens feitas no local pela EPTV, foi possível ver a facilidade com que as pessoas entram no prédio, já que há um portão aberto, sem grade e sem cadeado. 

Dentro da construção, há muita sujeira, embalagens de comidas como salgadinhos e marmitas, além de resquícios de uma pequena fogueira. Também é possível encontrar garrafas de bebidas, entulhos e até mesmo calçados e roupas. 

Ainda dentro do prédio, há diversos microtubos usados para a venda de drogas como cocaína, além de partes de latas de alumínio, usadas para o consumo de crack. 

A construção está bastante danificada e com pichações. No telhado, diversas telhas estão faltando, mas sem pedaços no chão, o que indica que elas foram retiradas e levadas. 

Em nota, A Prefeitura de Campinas ressaltou que esses imóveis são particulares. Mesmo assim, foi feita uma vistoria recente no local e não foram encontrados focos de criadouro do mosquito da dengue. (LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

LEIA TAMBÉM 
Confira os 10 perfis sertanejos mais bombados no TikTok

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -