- Publicidade -
CotidianoJaguariúna retoma uso obrigatório de máscaras em escolas

Jaguariúna retoma uso obrigatório de máscaras em escolas

Medida já está em vigor e é válida para as redes pública e privada de ensino; aumento de casos da covid-19 é o motivo para o retorno da proteção

- Publicidade -

Jaguariúna volta a exigir máscaras em escolas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaguariúna)

A Prefeitura de Jaguariúna retomou o uso obrigatório de máscaras em escolas das redes pública e privada de ensino. 

A medida foi publicada em decreto municipal na última sexta-feira (10) e já está em vigor na cidade. 

- Publicidade -

De acordo com a Administração, a determinação foi adotada devido ao aumento no número de casos da covid-19 nas últimas semanas.  
 
LEIA MAIS 
Massa de ar frio perde força e temperaturas voltam a subir em Campinas nesta quarta 
Dono de sítio com plantação de haxixe é preso pela PF de Campinas

Além disso, a Prefeitura alega que é necessária a “adoção de novas medidas de prevenção com o fito de coibir a proliferação do contágio pela covid-19”, diz trecho da publicação.
Também foi considerada a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica. 

O decreto municipal ainda prevê que “a Secretaria Municipal de Saúde manterá o monitoramento da evolução da pandemia da Covid-19 no Município de Jaguariúna, por meio de análises epidemiológicas, podendo elaborar novas recomendações a qualquer tempo, considerando as diretrizes emanadas pelas demais autoridades de saúde”, afirma em trecho. 

Desde o início da pandemia, Jaguariúna registrou 11.947 casos da doença e 210 mortes em decorrência da covid-19. 

EM SERRA NEGRA 

- Publicidade -

Em 12 de maio, Serra Negra publicou o decreto que determina a retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras em escolas e serviços de Educação. 

Na ocasião, a decisão se baseou nos índices de contaminação da covid-19, “principalmente entre as crianças”. O texto ainda recomenda a proteção em estabelecimentos e locais públicos. 

“A secretaria de Saúde manterá o monitoramento da evolução da pandemia da no município por meio de análises epidemiológicas, podendo elaborar novas recomendações a qualquer tempo”, diz o decreto. 

O uso do item em Serra Negra se tornou facultativo em 18 de março. A medida envolvia espaços abertos e fechados. A exceção era nos serviços de saúde e no transporte público, locais onde a utilização segue obrigatória. 

EM VALINHOS 

A exemplo de Serra Negra, a Prefeitura de Valinhos determinou em 1º de junho o uso obrigatório de máscaras para educadores e funcionários das escolas municipais da cidade. 

Segundo a portaria, em relação aos alunos, há a recomendação da utilização das máscaras pelos alunos da Rede Municipal de Ensino. 

A decisão ocorre para prevenção e controle de casos por covid-19 no município. 

De acordo com a Administração, a definição da obrigatoriedade do uso de máscaras no ambiente escolar é exclusivamente aos servidores públicos que atuam nas unidades educacionais, inclusive estagiários e funcionários terceirizados. 
 
LEIA TAMBÉM 
Positividade de testes covid-19 tem alta de mais de 300% em Campinas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -