- Publicidade -
CotidianoMoradores da região preferem cinema e shows a leitura e visita a museus

Moradores da região preferem cinema e shows a leitura e visita a museus

Os moradores da região de Campinas preferem shows, teatro e cinema a leitura e visitas a museu, como meio de lazer

- Publicidade -


Os moradores da região de Campinas preferem shows, teatro e cinema a leitura e visitas a museu, como meio de lazer. Os dados são de uma pesquisa recente da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) sobre os hábitos culturais dos moradores do estado de São Paulo. De acordo com o estudo, os moradores da região demonstram uma inclinação mais forte por eventos culturais como shows, teatro e cinema em comparação com atividades como leitura e visitas a museus.

49% dos moradores da região assistiram a espetáculo

A pesquisa, conduzida por meio de entrevistas telefônicas em todo o estado de São Paulo, examinou a frequência e o acesso aos serviços culturais ao longo do ano passado. Na Região Administrativa de Campinas, que engloba 90 municípios, 49% da população relatou ter assistido a algum tipo de espetáculo, seja de dança, teatro ou circo, em suas cidades.

- Publicidade -

Este número supera a média estadual de 48% e até mesmo os dados da Região Metropolitana de São Paulo, que alcançaram 45%. No entanto, fica aquém da região Central, que inclui cidades como Araraquara e Barretos, onde o índice atingiu 57%.

Veja outros dados da pesquisa com o moradores da região:

  • Cerca de 37% da população da região de Campinas frequentou sessões de cinema ao longo de 12 meses, enquanto nas regiões Central, São Paulo e São José dos Campos, esse número foi de 39%;
  • No que diz respeito às visitas a museus, apenas 28% da população da região de Campinas relatou ter frequentado esses espaços, abaixo da média estadual de 32%;
  • Em relação à frequência em bibliotecas, o índice da região de Campinas igualou-se à média paulista, que foi de 21%. No entanto, a região Central liderou este quesito, com 28%;
  • Quanto ao hábito de leitura, 30% da população da região de Campinas não leu nenhum livro no ano passado, enquanto os leitores assíduos, que consumiram mais de cinco títulos, representaram 14% do total.

Leitora assídua

A empreendedora social Mariana Nunes nasceu e cresceu na periferia de Campinas e só este ano já leu três livros.

“Eu amo ler. Além disso, sou liderança feminina e preciso passar esse conhecimento para as demais”.

Mariana Nunes

Dados sobre Campinas

Considerando-se apenas os dados de Campinas, o percentual de moradores que foram pelo menos uma vez ao cinema – no passado – foi de 44%.


Quanto aos que foram a shows, 49,3%. Já em relação a bibliotecas, 15,6%. Ainda sobre livros, 29,1% da população campineira não leu nenhum exemplar em 2023.

- Publicidade -

Bolso

  • 16% foram só a atividades gratuitas
  • 36% na maioria de atrações gratuitas
  • 36% na maioria de eventos pagos
  • 12% foram só em atividades pagas

Informações

Ainda de acordo com a pesquisa, quem só frequenta atividades de graça tem na internet a principal fonte de informação sobre as atrações. No estado, esse percentual é de 41%. Já em Campinas, é de 43%. Outra forma utilizada por 28% é buscando dicas com amigos e familiares.

Com informações de Gustavo Biano – EPTV/ Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba faz Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Paixão de Cristo de Piracicaba: veja como conseguir ingressos gratuitos para espetáculo

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -