- Publicidade -
CotidianoPacientes passam madrugada na fila para agendar consulta em UBS

Pacientes passam madrugada na fila para agendar consulta em UBS

Mesmo assim, nem todos conseguem receber atendimento; Prefeitura informa que esse não é o procedimento orientado

- Publicidade -

Com informações da EPTV/ Campinas

Uma vez por mês, moradores de 20 bairros de Campinas passam a madrugada na fila para tentar uma senha que garanta acesso ao agendamento de uma consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Icaraí. Mas, mesmo assim, nem todos conseguem ser atendidos.

- Publicidade -

Doentes, idosos, mães com crianças no colo e pessoas com mobilidade reduzida esperam para conseguir uma das 20 senhas oferecidas. Já a Prefeitura informa que as consultas podem ser marcadas todo o mês e sem a necessidade de fila (leia abaixo).

De acordo com os pacientes, para se conseguir atendimento é preciso ir em um dia específico, quando os agendamentos são feitos, chegar antes das 7h (quando a UBS abre) e conseguir pegar umas das 20 fichas distribuídas. Nem todos conseguem, já que a unidade atende 20 bairros.

- Publicidade -

Já vim duas vezes, elas falam que já deu a quantia, que só é 20 fichas. Falam assim: ‘Venha de madrugada’. Eu digo: ‘Dona, eu sou sozinha, moro longe. Como é que eu vou vir sozinha?’, comenta Edneide Alexandre.

A dona de casa Sozi de Campo também conta que já deu com a cara na porta, perdendo a viagem quatro vezes.

“Vim para renovar uma receita de pressão, não renova. Mede minha pressão, está em 18. Vou embora para casa e nem o medicamento me dá. Isso aqui a gente paga, não é de graça. Cada imposto de cada cidadão que é descontado vem para a Saúde. Por que faz isso com a gente?”, questiona.

A empregada doméstica Aparecida Coelho também teve problemas: “Vim marcar uma consulta para mim, só consegui pegar senha para a parte da tarde, e eles querem que eu traga a minha mãe que é acamada para marcar a consulta. Uma injustiça”, pontua.

O que diz a Prefeitura

Em entrevista à EPTV Campinas, a diretora de saúde Mônica Nunes disse que as consultas podem ser agendadas durante todo o horário de funcionamento da UBS, e que por isso os pacientes não deveriam ter que aguardar na fila.

Afirmou também que a Secretaria entrou em contato com o posto para reforçar essa orientação.

“A Secretaria de Saúde hoje tem várias possibilidade de atendimento ao usuário. A gente tem o acolhimento durante todo o tempo de serviço da unidade, onde a equipe vai avaliar a necessidade do usuário e vai demandar conforme essa necessidade”.

“De fato, não é nenhuma orientação dada pela Secretaria ou pelo modelo de assistência que a gente tem hoje que ocorra necessidade de fila de madrugada. Isso já há muito tempo não é para acontecer”, ressalta.

A orientação da diretora (para os que não conseguiram agendar a consulta) é para retornarem à unidade para serem atendidos. “A gente não faz orientação de senhas, que parece que foi trazido com senha para voltar depois. O atendimento é conforme a necessidade”.

Falta de médicos

Os pacientes também reclamaram que havia apenas um médico atendendo a população nesta segunda-feira (8). Porém, a diretora informou que eram quatro médicos. “A gente está apurando. Vamos tomar todas as medidas necessárias para que isso não ocorra mais. Nem hoje, nem amanhã, nunca mais“, defendeu.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Calor vem mais forte em 2024? Veja as previsões

Quais são os feriados em São Paulo em 2024? Confira a lista

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -