Depois de fechar os parques públicos da cidade por 24 horas devido ao acúmulo de chuva, a Prefeitura de Campinas reabriu todos os locais nesta terça-feira (10). Ao todo, 25 espaços foram reabertos e liberados à população durante a manhã depois que as chuvas deram uma trégua justamente durante o fechamento. Na Lagoa do Taquaral, no entanto, a abertura dos portões aconteceu com atraso em relação ao horário habitual.
A medida segue um protocolo definido no início deste ano, depois que um eucalipto caiu e matou uma menina de 7 anos no Taquaral. Na ocasião, o acidente foi atribuído ao solo encharcado e por isso o município estabeleceu que os parques públicos passariam a ficar fechados sempre que as precipitações superarem os 80 milímetros em 72 horas.
Ontem, horas depois de anunciar o fechamento das áreas de lazer, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), lembrou que os níveis altos de chuva elevam também o risco de haver queda de árvores. “É prevenção. Pode ser que não caia uma árvore, mas, se temos essa informação, não podemos arriscar que as pessoas entrem nos parques públicos. Este é o dado técnico e os parques serão fechados se chover acima deste limite”, argumentou o prefeito.
Somente no domingo (8), segundo a Prefeitura, choveu 82,8 mm. Mas segundo a Defesa Civil do Estado, o acumulado de sexta (6) e do final de semana foi de 125 milímetros, superando a média mensal de 113,1 mm. Na região, porém, o maior volume foi registrado em Sumaré.
O DPJ (Departamento de Parques e Jardins), da secretaria municipal de Serviços Públicos, é responsável pela gestão dos parques e bosques municipais. “Os parques funcionam todos os dias, exceto o Bosque dos Jequitibás, que permanece fechado às segundas-feiras”, detalha a pasta.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS
Chegada de duas frentes frias pode causar novas tempestades na região; veja a previsão nessa semana