- Publicidade -
CotidianoPedreira intensifica "Operação Corta-Fogo" em prevenção a incêndios

Pedreira intensifica “Operação Corta-Fogo” em prevenção a incêndios

Ação anual entra na fase vermelha em julho e desenvolve uma série de atividades que visam orientar e prevenir a população sobre os riscos das queimadas

- Publicidade -

Queimada em Pedreira Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Municipal de Pedreira

A “Operação Corta-Fogo” entra neste mês de julho na chamada fase vermelha, a mais preocupante, em Pedreira. A campanha acontece anualmente com o objetivo de prevenir e orientar a população sobre os riscos da estiagem. A série de ações é realizada em parceria entre a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e departamento de Agricultura da cidade e só deve terminar em outubro. As operações acontecem nas áreas urbanas e rural e têm como regra o aumento da fiscalização.

- Publicidade -

O aumento de focos a partir de julho liga o alerta em toda a região e por isso a necessidade da implantação da fase vermelha.  A preocupação, porém, não é só com incêndios que atingem a fauna e flora, degradam o solo e causam prejuízos econômicos. Há também riscos de acidentes e também podem trazer problemas de saúde à população.  

Entre as causas mais identificadas de incêndio em Pedreira estão a queima de lixo, vandalismo, queda de balão e desmatamento para área de cultivo.  A cidade ainda não divulgou o balanço parcial de ocorrências.

COMO FUNCIONA A OPERAÇÃO 

A “Operação Corta-Fogo” desenvolve uma série de atividades conforme as necessidades da região. O cronograma engloba as fases verde, amarela e vermelha.

A fase verde acontece em duas etapas. Na primeira, de janeiro a março, é dedicada às atividades de planejamento e início das medidas de prevenção e preparação. No final do ano, em novembro, é realizada uma avaliação da temporada de incêndios e são iniciados os preparativos para o ano seguinte.

- Publicidade -

A fase amarela, realizada nos meses de abril e maio, é dedicada às ações preventivas e de preparação para enfrentar os incêndios florestais. Nessa fase, as atividades de treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência ganham prioridade.

Por fim, a fase vermelha, entre junho e outubro, visa o combate ao fogo e fiscalização repressiva. São priorizadas as estratégias de comunicação e campanhas preventivas ganham reforço.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -