- Publicidade -
CotidianoProfessor emérito da Unicamp, Carlos Rodrigues Brandão, morre aos 83 anos

Professor emérito da Unicamp, Carlos Rodrigues Brandão, morre aos 83 anos

O professor atuou no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e morreu nesta terça-feira

- Publicidade -
Professor morreu nesta terça-feira em Campinas (Foto: Reprodução/ Unicamp)

Morreu ontem (11) em Campinas o professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Carlos Rodrigues Brandão. Com 83 anos, Brandão já era aposentado e continuou a atuar como professor colaborador nos programas de pós-graduação em Antropologia e do doutorado em Ciências Sociais da universidade.  Ele foi amigo do educador Paulo Freire. O Instituto que leva o nome do educador e a Unicamp lamentaram a perda.

Brandão atuava no IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). Atuou como professor permanente e 1976 até 1997, desenvolvendo pesquisas na área de cultura e educação popular, antropologia rural e questões ambientais, em diferentes regiões do país. Ministrava disciplinas na graduação e na pós-graduação.

- Publicidade -

Ele atuou na criação do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes) na Faculdade de Educação (FE) e do Centro de Estudos Rurais (Ceres) no IFCH. Foi também vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam).

O professor é autor de diversos livros obre comunidades tradicionais, sobre populações rurais e de literatura (contos e poesia), como “O que é educação”.

O corpo dele será cremado às 16h30 desta quarta (12) no Crematório Memorial Bom Pastor, no Cemitério dos Amarais.

 

- Publicidade -

LEIA MAIS

Homem é preso com 59 tabletes de haxixe em Campinas

Cetesb investiga contaminação de água em Artur Nogueira; pesqueiro é interditado
 

 

TRAGETÓRIA ACADÊMICA

Brandão foi professor visitante de inúmeras universidades e pesquisador do Instituto Paulo Freire. Em 1998, ele foi contemplado com o título de Comendador do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de Professor Benemérito do Centro de Memória da Unicamp.

Em 2006, foi agraciado com a medalha Roquette Pinto da Associação Brasileira de Antropologia. Em 2008 e 2010, recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Uberlândia e pela Universidade Federal de Goiás. Em 2015, ele recebeu o título de Professor Emérito pela Unicamp

NOTA DE PESAR

A Unicamp publicou uma nota de pesar em seu site dizendo que Brandão formou uma legião de estudantes não somente na teoria, mas também na prática. Segundo a Unicamp, o professor se considerava um “militante ativista”, para quem ensinar e aprender são ações coletivas e indissociáveis.

“Em nome da direção do IFCH, manifestamos nossa solidariedade a seus familiares e amigos/as e rendemos nossas homenagens a esse grande professor e educador popular. Brandão seguirá vivo e presente entre nós!”, disse a universidade.

O Instituto Paulo Freire também fez uma nota de pesar e publicaram nas redes sociais. Confira:

“É com imneso pesar que comunicamos o falecimento de nosso querido amigo. Neste momento de dor, toda a equipe do Instituto Paulo Freire se solidariza com os familiares e amigos(as)”, disse a nota.

 

 

LEIA TAMBÉM

Brasil terá mais escolas em tempo integral; entenda

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -