- Publicidade -
CotidianoQuarta-feira será de tempo firme e ensolarado em Campinas

Quarta-feira será de tempo firme e ensolarado em Campinas

Cepagri, da Unicamp, em Campinas, não prevê chuvas na cidade; veja previsão

- Publicidade -

Dia será de céu aberto e não há previsão de chuvas em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código19)

 

- Publicidade -

O céu aberto e o tempo firme e ensolarado devem prevalecer novamente em Campinas nesta quarta-feira (6). Não há previsão de chuvas para o município hoje.

As temperaturas mínimas e máximas devem ficar próximas aos índices de ontem na cidade. Portanto, entre 14°C e 27°C, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.

Os indicativos apontam para uma quinzena de julho com condições persistentes “de tempo firme e temperaturas acima da média para o período”, diz o Centro.

“Não há expectativa de chuva ou de declínio nas temperaturas para a primeira quinzena de julho”, completa o texto do Cepagri.

LEIA MAIS
Reforma do CCC, em Campinas, tem atraso e previsão é final do ano
Confira a lista de arraiás deste final de semana na região de Campinas

- Publicidade -

ALERTA NO ABASTECIMENTO

O Consórcio PCJ – que atende as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – emitiu um alerta nesta semana por conta do tempo seco, que pode impactar na oferta de água e provocar restrições de abastecimento nos próximos meses.

Confira a vazão de cada rio na região:

RIO ATIBAIA – CAPTAÇÃO EM CAMPINAS

Vazão hoje: 8m³/s
Vazão histórica para julho: 18,5m³/s
51,45% abaixo da média

RIO CAPIVARI – CAPTAÇÃO EM MONTE MOR
Vazão hoje: 2,8 m³/s
Vazão histórica para julho: 3,96 m³/s
34,15% abaixo da média

RIO PIRACICABA
Vazão hoje: 22m³/s
Vazão histórica para julho: 61,88m³/s
68,28% abaixo da média

RIO JAGUARI – CAPTAÇÃO EM JAGUARIÚNA
Vazão hoje: 3,2m³/s
Vazão histórica para julho: 7,79m³/s
58,01% abaixo da média

Isso pode ocorrer até o retorno do período chuvoso, previsto para outubro. Em nota, o órgão solicita a adoção de medidas para que a população contribua com a redução e uso racional de água neste período de instabilidade.

Segundo dados do Consórcio PCJ, no mês de junho as chuvas ficaram 59,8% abaixo da média histórica em toda a bacia hidrográfica. O índice pluviométrico médio do mês passado foi de 20,14 milímetros (mm), quando o esperado eram 50,14 mm. Esse comportamento foi verificado em todos os meses de 2022, com exceção apenas a janeiro, quando as chuvas ficaram acima da média.

A queda acentuada das precipitações repercute na vazão dos mananciais. O Sistema Cantareira, principal reserva de água das Bacias PCJ, apresenta, 39,7% de volume útil reservado, saindo da faixa de atenção para a de alerta, e a previsão para os próximos meses é de queda contínua desse volume devido a pouca ocorrência de chuvas, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.

LEIA TAMBÉM
Saiba aqui como aumentar seu Score na Serasa

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -