O Saae Ambiental reduziu o período de desligamento das estações de tratamento de água da estância de Águas de Lindoia, aumentando o horário de fornecimento aos moradores da cidade. Em um comunicado publicado nas redes sociais, a autarquia salientou que a medida foi possível devido às chuvas das últimas semanas.
De acordo com a administração municipal, a Estação de Tratamento de Águas (ETA 1), do reservatório Cavalinho Branco, está com 65% da capacidade, enquanto a ETA 2, em Jaboticabal, do reservatório Kalil, opera com 50% da capacidade. Confira o cronograma de racionamento abaixo:
Sistema ETA 1
Religamento: às 6h;
Desligamento: às 18h;
Relação de bairros:
Centro;
Bela Vista;
Jardim Meridien;
Barreiro;
Nova Lindoia;
Assumpção;
Parque. das Fontes;
Mirante;
Jardim Monte Alegre;
Moreiras.
Sistema ETA 2
Religamento: às 6h;
Desligamento: às 18h;
Relação de bairros:
Francos;
Casas Populares;
Jaboticabal;
Jardim Europa.
O Saae Ambiental alerta que a chegada de água pode variar de acordo com a localização da residência, devido às áreas mais altas, e solicita que, caso o retorno da água demore mais do que quatro horas além do horário de religamento das estações, os moradores entrem em contato e informem a situação para que uma equipe realize a verificação.
Em caso de dúvidas, o morador pode contatar o Saae Ambiental através do telefone (19) 3924 8150. A empresa ainda pede à população que evite o desperdício e use o recurso de forma consciente para evitar o desabastecimento.
Multas por desperdício
Em setembro, a autarquia decretou Estado de Emergência devido à grave situação causada pela estiagem e afirmou que poderá aplicar multas no caso de desperdício de água, de acordo com a Legislação Municipal (2.942/14).
Segundo a lei, é considerado desperdício o ato de lavar quintais, calçadas ou áreas similares de imóveis residenciais e comerciais, além de veículos em domicílios residenciais e comerciais, com exceção de lava-jatos, que devem possuir sistema de redução do consumo de água potável ou reutilização.
A limpeza e enchimento de piscinas que não disponham de equipamentos de autolimpeza e filtros, e a utilização de torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d´água, reservatórios, tubos ou mangueiras que eliminem água continuamente também são avaliados como desperdício.
No caso de flagrante, o cidadão será advertido pelo Saae Ambiental. Em caso de reincidência, será aplicada uma multa de R$ 216, que pode ser cobrada em dobro em eventos futuros. O valor é acrescido diretamente na conta do mês subsequente à ocorrência.
A população poderá auxiliar na fiscalização através de denúncias pelo telefone do (19) 3924 8150.