- Publicidade -
CotidianoSaúde recomenda vacinação só de adolescentes com comorbidades

Saúde recomenda vacinação só de adolescentes com comorbidades

Confira a repercussão do anúncio do Ministério da Saúde em algumas das cidades do Circuito das Águas

- Publicidade -

Ministério da Saúde recomenda vacinação só de adolescentes com comorbidades (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde recuou e publicou uma nota técnica informando que não recomenda mais a vacinação contra a covid-19 em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. No início de setembro, a pasta havia divulgado que a imunização deste grupo estava prevista para começar em 15 de setembro. Entretanto, de acordo com a publicação no site do Governo Federal, o imunizante só deve ser aplicado nos seguintes casos:

- Publicidade -

*Adolescentes com alguma deficiência permanente;
*Adolescentes com comorbidades;
*Adolescentes privados de liberdade.

A pasta ainda disse que “os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos”, uma vez que esta faixa etária costuma ser assintomática ou apresenta sintomas leves da doença. Contudo, reforça que os eventos adversos graves, por conta da vacinação contra covid-19, são raros.

Em nota, o ministério afirma que a vacinação deste grupo não é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas salienta que poderá revisar as recomendações com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas.

Repercussão no Circuito

No Circuito das Águas, as cidades de Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Socorro já se posicionaram sobre o ocorrido. Em nota, o Departamento Municipal de Saúde de Holambra salientou que “irá aguardar um posicionamento oficial do governo do estado sobre a imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos e a chegada de novos lotes para a retomada do processo de imunização no município”.

- Publicidade -

O setor de comunicação da cidade de Jaguariúna informou que irá seguir com a vacinação deste grupo, seguindo as determinações do estado de São Paulo. A prefeitura de Monte Alegre relatou que todos os adolescentes da cidade já foram imunizados contra a covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedreira informou que “aguarda posicionamento do Departamento Regional de Saúde do governo do estado que ainda não se posicionou” e, portanto, segue com a vacinação normalmente.

Já em Socorro, a administração municipal afirmou que a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em jovens a partir dos 12 anos de idade está suspensa até o envio de mais doses por parte do Governo do Estado.

Posicionamento do estado

O governo do estado de São Paulo lamentou a decisão do Ministério da Saúde e relatou, em nota, que a recomendação vai na contramão de autoridades sanitárias de outros países, já que “a medida cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles”, diz trecho do documento.

O governo estadual ainda afirma que três a cada dez adolescentes que morreram com covid-19 em São Paulo não tinham comorbidades. Este grupo responde ainda por 6,5% dos casos. “Infelizmente, e mais uma vez, as diretrizes do Programa Nacional de Imunização do ministério da Saúde chegaram com atraso e descompassadas com a realidade dos estados, que em sua maioria já estão com a vacinação em curso”, salienta.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -