- Publicidade -
CotidianoTempestade transforma dia em noite e Defesa Civil alerta para mais chuva no feriadão

Tempestade transforma dia em noite e Defesa Civil alerta para mais chuva no feriadão

De acordo com a Climatempo, foram registradas rajadas de vento de até 72 km/h durante o temporal

- Publicidade -

Uma tempestade atingiu a região de Campinas na tarde desta quinta-feira (12) e transformou o dia em noite por volta das 15h30. Além da chuva, foram registradas fortes rajadas de ventos em alguns bairros, como o Jardim São Gabriel, Parque Chapadão e Taquaral. De acordo com a empresa Climatempo, os ventos atingiram velocidade de 72 km/h na estação de Viracopos.

A chuva que atingiu a metrópole na tarde de hoje já estava prevista devido à passagem de frente fria. Ontem (11), a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta para temporais para Campinas durante o feriado prolongado. De acordo com o órgão estadual, a região está em estado de atenção para chuvas intensas até sábado (14).

“HÁ PREVISÃO DE MOMENTOS DE TEMPESTADE, E DIANTE DOS EPISÓDIOS DE CHUVA DOS ÚLTIMOS DIAS, TRANSTORNOS NÃO DEVEM SER DESCARTADOS, PRINCIPALMENTE EM ÁREAS MAIS VULNERÁVEIS QUE SOFRERAM COM GRANDES ACUMULADOS”, DESTACA O BOLETIM.

O aviso meteorológico prevê cerca de 100 milímetros de chuva somente no período entre hoje e esta sexta (13). O boletim também fez a Prefeitura publicar um comunicado sobre o risco de raios, rajadas de vento e granizo. As precipitações, segundo a Defesa Civil, elevam as chances de problemas.

Cuidado no litoral

A Marinha também emitiu alerta sobre a previsão de temporais, ventos fortes de até 74 km/h, além de ressaca no mar para o litoral paulista. A previsão é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Por conta dessas estimativas, a Semil (secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), recomenda que os turistas consultem o sistema de informações antes do deslocamento para o litoral e redobrem os cuidados para viajar com segurança.

“As condições do vento podem impactar o tempo de espera das travessias, especialmente as realizadas entre São Sebastião e Ilhabela e de Santos para o Guarujá” informa.

A Semil orienta que os usuários das balsas programem sua viagem antecipadamente e acompanhem as informações em tempo real, com imagens das câmeras de monitoramento, pelo site ou pelo aplicativo Travessias, disponível gratuitamente para o sistema Android. Há, ainda, o telefone 0800 77 33 711 para mais informações.

Já nas rodovias estaduais, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) orienta os motoristas a redobrar a atenção com o clima instável, especialmente em trechos de serra, que estão sujeitos à neblina e à baixa visibilidade. O usuário deve manter distância do veículo da frente e evitar ultrapassagens.

“É aconselhado, ainda, que parem o veículo no acostamento ou em um local seguro e aguardem a chuva passar ou ficar mais fraca. Em casos de paradas, é recomendado que o pisca-alerta seja ligado para que os demais veículos possam visualizar o veículo”, acrescenta. Em casos de emergência, basta ligar para o telefone 0800 055 55 10.

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -