- Publicidade -
CotidianoTorre do Castelo fechará para pintura de preservação de cor natural

Torre do Castelo fechará para pintura de preservação de cor natural

Pintura interna e externa levará cerca de um mês e, a partir de sábado (16), visitação está suspensa no período

- Publicidade -

Torre do Castelo (Foto: Rogerio Capela/PMC)

 

- Publicidade -

A partir deste sábado (16), a Torre do Castelo de Campinas ficará fechada por cerca de um mês para uma reforma que envolve a pintura interna e externa. O objetivo é preservar a sua cor original.

De acordo com a Prefeitura, o trabalho, de manutenção predial, inclui a impermeabilização da cúpula, evitando assim infiltrações. Durante a obra, a Torre permanecerá fechada para visitação.

Considerada patrimônio arquitetônico do município, em 2008 a construção foi tombada pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas)

HISTÓRIA

A Torre do Castelo, antes conhecida como O Castelo D’água, era uma caixa de água de 27 metros de altura construída em um dos pontos mais altos de Campinas.

Ela foi erguida em 1940 em local estratégico para o desenvolvimento urbano da cidade, com o objetivo de abastecer os bairros que se formavam na região norte.

Na década de 1970, o obelisco, construído em art déco, ganhou um mirante que proporciona uma visão de 360 graus da cidade. Em condições climáticas favoráveis, dá para enxergar até a Serra do Japi, a 40 quilômetros de distância.

- Publicidade -

Em 1972, a Torre foi reformada para abrigar uma sala circular e foi criado um novo projeto urbanístico na praça. Em 1991, o prédio recebeu novas alterações para a instalação do Museu Histórico da Sanasa.

Já em 1998, o edifício e a praça passaram por uma grande restauração para suas características originais. Na cúpula, cada uma das seis janelas exibe um painel que indica os bairros localizados na direção correspondente.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -