O uso de máscaras de proteção facial em escolas de Campinas será facultativo a partir de hoje (27). A decisão vale para todas as unidades de ensino e um decreto municipal já foi publicado no Diário Oficial.
Segundo a Prefeitura de Campinas, a decisão foi tomada após análise da situação epidemiológica da covid-19 e demais doenças respiratórias, que estão em tendência de queda.
LEIA MAIS
Obra contra erosão no Piçarrão, em Campinas, deve terminar em agosto
Inscrição para migrar para escola pública está aberta em Campinas
Relatório da ANA aponta problemas em cinco barragens da região de Campinas
A Administração ainda salientou que as internações hospitalares infantis por SRAGs (Síndromes Respiratórias Agudas Graves) e os atendimentos de sintomáticos respiratórios na faixa etária escolar também estão diminuindo na cidade.
VOLTA ÀS AULAS
Neste período, as creches mantiveram as suas atividades. Ainda de acordo com a secretaria de Educação, as aulas para os 3,5 mil alunos da Fumec-Ceprocamp também retornaram ontem.
A Fumec-Ceprocamp oferece cursos de qualificação profissional, profissionalizante e os anos iniciais (1ª ao 5ª ano) da EJA. No total, a rede municipal tem 53,8 mil estudantes matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.
Os alunos da rede municipal de Campinas estavam em recesso escolar desde o dia 11 de julho. Já nesta terça-feira (27), voltaram para a sala de aula os alunos da rede estadual em Campinas. São cerca de 106 mil alunos distribuídos em 166 escolas no município.
USO OBRIGATÓRIO
Contudo, a Prefeitura de Campinas afirmou que a obrigatoriedade do uso de máscaras fica mantida em serviços de saúde, Instituições de Longa Permanência para Idosos, terminais e veículos do transporte público e também por pessoas suspeitas ou confirmadas de doenças respiratórias transmissíveis, seja em ambientes abertos ou fechados.
Além disso, a secretaria de Saúde da cidade recomenda a manutenção do uso para pessoas vulneráveis, tais como idosos, gestantes e imunossuprimidos.
VACINAÇÃO
Assim como o uso da máscara, a Administração salienta que é imprescindível que a população complete o seu ciclo vacinal contra o novo coronavírus, tanto para o primeiro ciclo quanto para as doses adicionais.
Os moradores acima dos 40 anos em Campinas começaram a receber a 4ª dose no fim de junho. As vacinas estão disponíveis sem agendamento em 65 centros de saúde (apenas os CSs Joaquim Egídio e Boa Esperança não aplicam a dose).
Os horários das salas de vacinação podem ser encontrados no site oficial.
LEIA TAMBÉM
9 dicas para você lidar bem com os fracassos e avançar