- Publicidade -
CotidianoVerão começa nesta sexta-feira: relembre como foi a Primavera e o que esperar da nova estação

Verão começa nesta sexta-feira: relembre como foi a Primavera e o que esperar da nova estação

Estação foi muito marcada por temperaturas acima da média, chuvas volumosas e atuação do El Niño

- Publicidade -

Com informações da EPTV Campinas

Após o calor intenso dos últimos dias, o Verão começa oficialmente nesta sexta-feira (22), às 00h27 (horário de Brasília), e segue até 20 de março de 2024, à 00h06, data que marca o início do Outono.

- Publicidade -

A Primavera se despede nesta quinta-feira (21) após registrar sucessivas ondas de calor com recorde nas temperaturas.

Relembre os destaques da estação para a região de Campinas:

Temperaturas acima da média

A Primavera teve o registro de muitas ondas de calor intensas, principalmente nos meses de novembro e dezembro.

“A gente teve a predominância de dias mais quentes, com temperaturas um pouco acima da média. Os eventos de frio foram mais ocasionais, não tão intensos nem tão duradouros, o que contribuiu para termos uma sequência de meses com temperaturas acima da média”, explicou o meteorologista Bruno Bainy.

- Publicidade -

Chuvas volumosas

Com exceção do mês de dezembro, a estação foi muito marcada por pancadas de chuva e tempestades.

Entre setembro e novembro, os acumulados mensais ficaram acima da média. Segundo Bainy, isso aconteceu não só por conta de alguns eventos de chuva muito intensa e volumosa, mas devido à recorrência desses eventos.

Até o momento, dezembro está sendo diferente dos meses anteriores. Mesmo com alguns eventos de chuva mais volumosa e expressiva, o meteorologista explica que ainda estamos bem abaixo da média para o mês.

Atuação do El Niño

Por fim, outro destaque da Primavera foi o protagonismo do El Niño, que modulou principalmente a questão das temperaturas. Segundo Bainy, esse fenômeno climático favorece a ocorrência de temperaturas mais elevadas no Sudeste brasileiro.

“Mas a gente vem tendo também a participação de alguns outros modos de variabilidade climática, como, por exemplo, na semana passada a gente teve a influência de uma oscilação que ocorre em intervalos de tempos mais curtos, o que favoreceu a onda de calor e o tempo seco no estado de São Paulo. Agora, essa oscilação vem mudando de fase, favorecendo para os próximos dias a ocorrência de chuvas mais regulares”, conclui.

O que esperar do Verão?

Com a chegada do Verão, o calor continua, mas as chuvas se intensificam. De acordo com a previsão meteorológica, a nova estação provavelmente será mais quente porque o El Niño irá aquecer as águas do Oceano Pacífico em cerca de 2,5°C acima do esperado.

A temperatura média no país deve variar de acordo com cada região, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na parte sul de alguns estados do Norte, no Centro-Oeste e parte do Sudeste, a média deve ficar em 30ºC.

Ainda de acordo com o Inmet, do final deste ano até fevereiro de 2024, o país vai registrar chuvas mais intensas na faixa central. A partir de dezembro, o fenômeno já deve ser mais regular, com máxima de até 500 mm nos seguintes estados: São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Sergipe, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Ceará, Bahia e Alagoas.

Durante o Verão, vamos ter novas ondas de calor?

Diferente da Primavera, há menos riscos de ocorrerem ondas de calor ou períodos mais prolongados de calor intenso durante o Verão, de acordo com o Climatempo. Os meses com maiores chances de terem esse fenômeno são janeiro e fevereiro.

Os dias muito quentes devem ocorrer de forma mais pontual, já que a umidade muito elevada da estação acaba atenuando extremos de calor.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Entenda a reforma tributária promulgada nesta quarta

Saiba quais são as consequências em não pagar o licenciamento

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -