A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a abertura da consulta pública sobre a revisão tarifária da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A proposta de reajuste é de 10,02% para o consumidor médio, mas os itens a serem debatidos incluem índices específicos para diferentes classes de consumo.
O prazo para o envio de sugestões começou hoje (14) e só termina em 17 de fevereiro de 2023. “Também haverá audiência pública em Campinas no dia 26 de janeiro de 2023 para manifestações presenciais”, especifica o texto da Anatel.
Além do efeito de 10,02% para o consumidor médio, a proposta também prevê os reajustes 10,32% para alta tensão, 9,51% para consumidores residenciais e 9,86% para demais consumidores em baixa tensão. Confira a lista completa:
- Consumidores residenciais – B1: 9,51%
- Baixa tensão em média: 9,86%
- Alta tensão em média: 10,32%
- Efeito Médio para o consumidor: 10,02%
LEIA TAMBÉM
Câmara de Campinas vota orçamento para 2023 em última sessão do ano
Pedágios ficam mais caros em SP a partir de sexta; veja valores na região de Campinas
VALIDADE E MOTIVOS
Após análise das contribuições nas consultas pública, a diretoria da Aneel decidirá os índices finais, que deverão vigorar a partir de 8 de abril de 2023.
Ainda conforme a Aneel, os cálculos levaram em conta “encargos setoriais, custos de aquisição de energia e de transmissão e componentes financeiros”.
“O reposicionamento tarifário, elaborado na Revisão Tarifária Periódica, consiste na redefinição das tarifas em nível compatível com a cobertura dos custos operacionais e com a remuneração dos investimentos”, finaliza.
COMO PARTICIPAR?
Os detalhes e os e-mails para as contribuições podem ser conferidos no link.
LEIA MAIS
Vira-lata caramelo invade evento de cães de raça, chama atenção e é adotado